sexta-feira, 13 de maio de 2022

Visibilidade para a apraxia de fala

Feliz por mais essa missão cumprida como resultado do meu trabalho como vereadora de Porto Alegre. Tive a honra de ter sancionada a Lei de minha autoria que inclui o ‘Dia Municipal da Apraxia de Fala na Infância’, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. 
Com esta inclusão, chamaremos mais atenção para o problema da Apraxia de Fala na Infância, sobretudo a cada dia 14 de maio na Capital, data já conhecida em outros países, para darmos mais visibilidade a este importante tema social, de saúde, que dialoga com a área da educação e do aprendizado, um tema muito importante para as famílias porto-alegrenses que possuem em seu círculo uma criança com Apraxia de Fala na Infância. Este é um distúrbio motor e neurológico na fala que afeta a habilidade de produção e sequencialização dos sons, quando a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao programar a sequência de movimentos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para formar sílabas, palavras e frases.
Me empenhei por essa causa depois de me reunir, em fevereiro último, com a presidente da Abrapraxia, Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância, Mariana Chuy. Dei prosseguimento imediato no Legislativo, apresentando o projeto a fim de instituir esta importante data.
Parabéns à Associação pela sua luta diária e por esta conquista, que é de todos nós. Foi um evento de fato muito significativo o da assinatura dessa lei hoje no Paço Municipal.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.