terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Grande Dama


O melhor programa do mundo, para mim, é ir ao cinema assistir a um bom filme. Essa semana que passou, eu fiz isso. Fui ver “A Dama de Ferro”.
Confesso que o filme superou todas as minhas expectativas prévias, já positivas, pois é encantador e comovente.
A atuação da atriz Meryl Streep é algo fantástico!  
A película conta a história de Margaret Thatcher, no momento em que ela entra no mundo da política inglesa, até então, completamente dominado pelos homens. As dificuldades, traições, decepções e as dores que viveu, mostram o preço que uma pessoa íntegra e convicta paga por não fazer parte das negociatas, conchavos e interesses políticos intencionalmente permitidos para a tal da famosa “governabilidade”.
A trajetória de Margaret como Primeira Ministra, a única mulher e quem governou a Inglaterra por mais tempo no cargo, numa época de dificuldades econômicas enormes, na minha opinião, é uma lição imperdível aos cidadãos que elegem seus representantes.
O filme mostra a capacidade de decisão e equilíbrio de Margareth Thatcher, que, muitas vezes, contra tudo e todos, tomou medidas vistas como impopulares, sofreu boicotes dos seus companheiros de partido, desconfiança de seus assessores, foi agredida publicamente e duramente criticada pela imprensa, mas seguiu firme e forte, lutando pelo bem comum. Ela impulsionou a economia do país e adquiriu respeito e admiração dos britânicos.
A história nos mostra, também, o lado íntimo de uma mulher que se divide entre o cuidado com a família e o povo, além do papel importante do marido na sua vida pública. Ele foi seu porto seguro, amigo e confidente, o maior incentivador de sua carreira política. É impressionante a figura discreta e forte desse homem, que soube administrar com extraordinária beleza o papel difícil de companheiro da mulher mais importante da Inglaterra.
Algumas frases que Margareth Thatcher disse em debates inflamados no parlamento, reproduzidas no filme, ficaram na minha lembrança:
"O problema de vocês é não ter coragem para lutar".
"Não importa o que eu tente,nunca serei igual aos homens".   "As pessoas são o que pensam”.
 Vale assistir!

                         Margareth Thatcher                   Meryl Streep                                         


Meryl Sreep recebeu o Oscar 2012 e se consagrou como a melhor atriz de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.