terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nossa amiga Frida


Na manhã de hoje, dia 7 de fevereiro, morreu a nossa cachorra Frida, uma linda e querida sharpei que fez parte da família por 18 anos. O pelo era cor de mel, os olhos caídos pelas dobras da pele, típica da raça, que é toda enrugada.
A Frida tinha um temperamento muito calmo e era educadíssima, além de fiel e dedicada ao meu clã.
Lembro tão bem do dia em que o Alexandre e eu a compramos para dar de presente de aniversário a Juliana e isso foi no ano de 1994, dois anos depois de termos mudado para a casa que moramos. Logo, ela conquistou a todos e passou a ser um pouquinho de cada um. O interessante nela é que ficava sempre no local onde tivesse gente, ela sempre se ajeitava num canto próximo de quem estivesse em casa nessa época.  Eu me apaixonei por ela de cara e fizemos uma bela parceria. Acho que nunca houve uma cachorra que tivesse tanta sintonia comigo. Ela teve uma ninhada linda e eu fui a enfermeira que cuidou dela e dos filhotes. Foram muitas as madrugadas que estudei para as provas da faculdade acompanhada por ela. Depois, na minha primeira campanha política, quando usei a garagem daqui de casa como uma central para colocar santinhos nos envelopes e em seguida  despachar pelo correio, ali estava a Frida, acompanhando tudo. Dormia um pouco e lá pelas tantas abria os olhos para conferir o ambiente. Muitas foram as vezes que a Elci levou bolo para as pessoas que trabalhavam comigo e uma fatia era oferecida para a Frida.
Quando o Marcelo e o Felipe eram adolescentes, que saíam para as festas e eu ficava que nem um zumbi fazendo hora para buscá-los, ou esperava atrás da janela que chegassem de carona com pais de amigos, era com a Frida que eu compartilhava minha angústia, pois para o Alexandre, eu fazia o discurso de que eles tinham que crescer, conhecer pessoas, novos locais e se divertir, enfim aprender a viver, mas no fundo eu ficava apreensiva.
A Juliana, então, mocinha rebelde que queria fazer tudo com aquela máxima dos jovens:”Mas, mãe, pai, todo mundo pode, porque eu não posso"?
Bah, foram muitas as duras batalhas que enfrentei com meu trio poderoso de argumentos.Teve um dia em que a Juliana queria ir numa festa e eu não deixei, e como protesto, resolveu dormir no chão do lavabo. Peguei uma coberta e um travesseiro e dei para ela. Mais tarde fui espiar e adivinha quem estava do lado dela? Sim, a Frida.
Tem muitas histórias interessantes que eu poderia contar aqui no blog sobre a nossa amiga.
Há pouco fui ali no pátio e vi que o Dimas, o cachorro labrador do Felipe, andava pelos cantos cheirando e chorando baixinho. Acho que estava sem entender a ausência da Frida, pois eles eram inseparáveis, então, me sentei do seu lado e expliquei o que tinha acontecido. Olha, sei que pode parecer delírio meu, mas ele entendeu, porque quando pedi que nos ajudasse a administrar a partida da Frida, recebi uma boa lambida no rosto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.