quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Colégio Farroupilha na vida da minha família

É com muita satisfação que escrevo sobre os 125 anos do Colégio Farroupilha, uma das instituições de ensino mais sólidas e tradicionais de Porto Alegre e também com certa saudade, pois durante alguns anos tive o privilégio de ter dois de meus três filhos no seu quadro de alunos. Sinto profundamente arraigado em meu coração, o sentimento de gratidão pelo Colégio Farroupilha. Confesso que, ao escrever estas linhas, me emociono ao pensar naquele período maravilhoso em que meus filhos estudaram na escola, acompanhados por educadores que tiveram sempre coerência no principio básico de educar, que me ajudaram como mãe a conduzir meus filhos a trilhar o caminho certo. O Farroupilha influenciou a maneira de ser e de agir dos meus filhos, assim como tenho certeza que influenciou também muitos que por lá passaram.
Como seria perfeito se todas as famílias pudessem ter uma escola como essa para auxiliar na boa formação de seus filhos, ensinando-os, além do be-á-bá, senso de responsabilidade,disciplina, solidariedade e respeito ao próximo. Meu filho Marcelo até hoje freqüenta o bar do colégio para relembrar os velhos tempos e comer o famoso prensado com maionese.Outra referencia é minha irmã Cristina, que leciona inglês lá há 20 anos e hoje mantém meu vinculo com o Farroupilha também.Voltando mais no tempo, me reporto à significativa caminhada, repleta de pioneirismo e empenho, dos membros da Comunidade Evangélica de Porto Alegre.Criada e organizada por necessidade e iniciativa dos próprios evangélicos, carrega desde lá o forte espírito comunitário característico da união da “comunidade alemã” então recém chegada ao Sul. Em 1886, esse principio passa a ser aplicado também aos fundamentos educacionais do Colégio Farroupilha, que nesse dia 14 de junho completou seus 125 anos. Manter uma instituição por tanto tempo e com tão exemplar trajetória é, sem dúvida, um grande mérito a ser reconhecido. O Farroupilha nesses anos todos cresceu, se desenvolve, ampliou sua atuação,buscou novos campos, dividiu sua solidez e experiência, abriu-se a projetos sociais.E realiza tudo isso movido por um dos bens mais preciosos que o ser humano pode receber que é a educação.Um bem que, depois que o adquirimos, depois que somos impregnados por ele, ninguém nos tira.É o nosso maior patrimônio. E a filosofia do Colégio Farroupilha é de que o aprendizado de suas crianças e jovens seja fundamentado numa proposta educacional múltipla, que percorra as diversas áreas do conhecimento, o que certamente já formou um sem número de profissionais competentes e comprometidos.O colégio também tem no esporte um ponto forte de união entre seus alunos, tendo recebido diversos títulos pela valorização que dá às atividades esportivas, como “Escola mais Esportiva da Cidade” e “Escola Que Mais Investiu no Esporte”, entre outros. Hoje,assistimos o Farroupilha atuante em ações de responsabilidade social, quando se integra às Campanhas do Agasalho, à visitas a asilos e creches carentes e se une a projetos indispensáveis como o Vida Urgente e os Parceiros Voluntários, sempre com o envolvimento consciente de seus alunos, professores e funcionários. Em 2000, estabeleceu um convênio com a 3ª Região Militar, que instalou a Escola de Instrução Militar nas dependências do colégio, ensinando valores como civismo, cidadania e patriotismo no meio estudantil, proporcionando a aproximação do Exercito com a sociedade civil. Vimos, no ano de 2005, o Farroupilha estender seus braços até o morro Santa Tereza, onde inaugurou a Unidade Tenente Coronel Corrêa Lima, em convênio com o Exercito Brasileiro. Dirigida à crianças carentes, a nova escola proporciona um ensino de qualidade, e o que é notável, seguindo o mesmo padrão do Colégio Farroupilha das Três Figueiras.
À medida em que fui escrevendo este texto, a vontade que tive foi de me transportar para a hora da saída, na calçada, vendo meus filhos felizes, saindo com seus colegas, muito amigos até hoje. A lembrança dos nomes, as mães, os professores, a tia Elcita, a Teresinha, Maria José, o Cagliari, o Sr. Olavo e a Geoni, ocuparam minha mente com tanta intensidade que eu tive apenas um desejo: rever todos para que eu pudesse lhes dizer que os anos passaram desde o tempo em que meus filhos lá estudaram, mas que tudo está tão vivo, que fecho os olhos e recordo as Festas de São João, as Olimpíadas e os passeios para a sede campestre. Para finalizar, quero dizer que reconheço o quanto o Colégio Farroupilha foi fundamental para a formação pessoal e profissional dos meus filhos e sobrinhos. Crescer dentro desse colégio é ter o privilégio de receber uma educação completa e qualificada. Sinto-me muito feliz por saber que as minhas netas Martina e Marcela irão estudar no Farroupilha. É sinal que acertei na escolha do colégio, que deixou marcas positivas na vida dos meus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.