quinta-feira, 9 de junho de 2011

A comunidade de Caçapava e o meu coração agradecem

A mensagem que recebi na quarta-feira, 08 de junho, pela manhã, me trouxe o sentimento do dever cumprido e da gratificação de ter trabalhado pela preservação da cultura do nosso estado. Esse sentimento sempre vem forte quando recebo notícias dos projetos que acompanhei e incentivei durante o período em que fui a Secretária da Cultura do RS. Estou certa que me dediquei de corpo e alma no auxílio à manutenção e divulgação da nossa cultura e um dos pontos fortes da minha gestão foi a disponibilização de empenho e verbas para restauração de patrimônio histórico e cultural. Assim, acredito, ajudei a preservar a nossa história.
Lembro que das modificações no teto do valor máximo por projeto cultural que foram feitas na LIC, ficando para pessoa física em 350 mil reais e pessoa jurídica em 700 mil, deixei liberado o valor para projetos de restauração do patrimônio cultural, a maioria de muita grandeza em significado e custos. Então, faço questão de mostrar esse e-mail que recebi dos amigos de Caçapava do Sul, envolvidos no processo de restauração da sua Igreja Matriz:


Para: Mônica Leal

Assunto: IGREJA MATRIZ DE CAÇAPAVA DO SUL - CONCLUSÃO DAS OBRAS

                                                                                                       Caçapava do Sul (RS), 08.06.2011


Prezada amiga de Caçapava do Sul, Mônica Leal,
Nós, Amigos de Matriz, que representamos a comunidade católica para assuntos da restauração da Matriz, temos presente ainda o seu apoio durante a sua permanência na Secretaria de Estado da Cultura. Como porta voz do grupo, com muita alegria, comunico-lhe a conclusão das obras, lembrando não só a sua simpatia profissional pela nossa causa, mas a sua simpatia pessoal na nossa Feira do Livro.
Se pudéssemos contar com a sua presença neste evento seria maravilhoso...eis o que vai acontecer aqui em Caçapava do Sul:
No próximo dia 12 de junho, domingo, a partir das 9h30, acontecerá a “Solenidade de Conclusão da Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção”, juntamente com a Missa Festiva de encerramento da Festa do Divino Espírito Santo.
A Paróquia N.S. da Assunção, representada pelos padres Jorge e Vicente, os Festeiros do Divino, representados por Pedro Norton e Alyra, e o grupo de Amigos da Matriz, representando o povo de nossa terra, convidam para participar desta cerimônia, que visa também compartilhar do nosso orgulho e da nossa alegria por mais esta graça alcançada, pela união de todos: do povo, dos poderes executivo municipal e estadual, legislativo e a AES Sul.
Logo após a chegada da Procissão da Festa do Divino, que sairá da Capela de Fátima as 9:00 horas, vamos dar um grande abraço na Igreja Matriz, simbolizando a interação de centenas de pessoas, católicas ou não, que lutaram pela recuperação deste importante patrimônio cultural do município. Um grande abraço, que mostre alegria e satisfação, pela restauração da Igreja, interna e externa, valorizando o prédio histórico, a Casa de Deus, que enfeita, embeleza e ornamenta o Centro Histórico de Caçapava do Sul.
Domingo, portanto, estejam todos lá. Quem puder participe da procissão e da missa de encerramento da Festa do Divino.
Vamos abraçar a Matriz e celebrar a conclusão das obras de restauração, depois de 13 anos de lutas.


Obs: estou anexando uma foto representativa da sua passagem por aqui em 16.05.2008.


Atenciosamente


                                                  Pedro Vanolin Macedo
                        Comissão Organizadora do projeto de restauro


Momento em que recebi homenagem do povo de Caçapava entregue por Alcy Cheuiche e Moacyr Scliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.