domingo, 8 de agosto de 2010

Santiago

Esta cidade é povoada de amigos que fiz nesse meu tempo de Secretária de Estado da Cultura. Estive nesta terra na minha campanha para o Senado Federal onde tive a felicidade de ser a mais votada com 28,12% dos votos. Então está semana eu fui visitar essas pessoas que hoje fazem parte da história da minha vida de uma maneira muito especial. Ao longo desses últimos anos procurei atender Santiago nas suas necessidades dentro das minhas possibilidades legais. Mesmo quando essas não eram da área da cultura, eu, com meu conhecimento dentro do governo, estive sempre presente, porque esse é o meu jeito de ser com todos aqueles que me requisitam. Esses dias que passei em Santiago, foram por demais significativos para mim e acho que jamais vou esquecê-los. Reencontrei pessoas queridas, visitei instituições importantes, voltei nos locais que eu gosto, andei pelas ruas da cidade, inaugurei meu comitê político e tive a oportunidade de ver uma movimentação política diferente. Sim, eu confesso que não sabia que por conta das eleições que se aproximam, alguns dos meus correligionários, mudaram de atitude. Incrível isso, mas aquele que no passado era um companheiro, vira um mero estranho. 

Na quarta-feira, conduzida pelo amigo e advogado Ruy Gessinger, participei de uma reunião com o presidente do Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, Sandro Cardinal, com o presidente da ExpoSantiago, Vianei Lehnhard e  outras importantes  lideranças do agronegócio na sede do Sindicato, para ouvir as reivindicações dos representantes da região. Fiquei muito feliz com a presença das mulheres pecuaristas que, cada vez mais, mostram sua força em busca da boa agricultura.

À noite, ciceroneada pelo jovem Rafael Nemitz, fui até a casa da professora Ayda Brum, onde, com sua família, nos aguardava para um jantar. Também participaram do encontro a professora Sandra Oliveira e seu esposo Renan, o advogado Júlio Endres Filho e esposa, Marcos Plada e esposa, o acadêmico de Letras João Matheus, entre outros amigos.

Na quinta-feira visitei o Hospital de Caridade, onde a Dra Sônia me apresentou as obras que estão sendo feitas para a melhoria do hospital. Entre tantos avanços maravilhosos dessa instituição que orgulha o Rio Grande, fiquei encantada com o projeto intitulado Beleza Legal. É muito interessante, pois, antes de um paciente ter alta do hospital, ele passa por um tratamento de beleza: arruma o cabelo, as unhas e faz maquiagem. Quis saber tudo e dei uma de repórter, entrevistei a Dra.Sônia, que disse ter como objetivo proporcionar auto-estima ao paciente e aos colaboradores internos, que cuidando do visual estético e da aparência, reforçam a vida como maior valor. Adorei isso! Visitei todas as alas do Hospital de Caridade de Santiago, e fiquei impressionada com a parte do SUS, que mais parece um hotel cinco estrelas de tanto cuidado. Os apartamentos são enormes e cada um tem uma cor. Só para vocês terem uma ideia, se o quarto é azul, o telefone é da mesma cor. Admiro muito a médica e cidadã Sônia Nicola, que é uma mulher que dedica a sua vida para cuidar da vida dos outros. Lá pelas tantas, caminhando com ela pelos corredores do hospital, eu me deparei com um altar da Nossa Senhora das Graças, a qual eu sou devota e uso uma medalhinha no pescoço. Fiquei contente, pois pude agradecer à ela que é quem sempre me cuida e protege.

Depois, passei no hotel Viero para dar um abraço na família, que são meus amigos muito queridos e combinamos de nos  encontrar na inauguração do comitê. Saí dali e fui direto para o Posto do Macarrão que já é parada obrigatória quando estou na cidade. Tomei um café saboroso preparado pela esposa do Macarrão. Passei no diretório do PP para cumprimentar o presidente, deixei propagandas minhas, pois esse é um local para expor material de todos os candidatos progressistas. Almocei no Silvius Restaurante, que tem uma comida boa e atendimento atencioso. À tarde fui recebida pelo comandante do 5º RPMon, major Antonio Ney da Silva Junior, que me contou que tinha sido cliente do Alexandre, que é advogado. Curioso é que bem na hora que o Comandante me contava isso, o Alexandre ligou para saber noticias minhas e eu coloquei os dois em contato.

No meio da tarde fui visitar o Gibelino Minuzzi, amigo do meu pai, que vai lançar o livro ""Cerne do Pampa, Memórias do Velho Giba". Tenho um carinho enorme pelo Giba e sua família. É um grande homem da comunicação, que esteve no comando da antiga Rádio Iguaçu FM.

À noite foi inaugurado o comitê Santiaguense. Estavam presentes diversas lideranças, amigos e personalidades. Fizeram uso da palavra a professora Ayda Bochi Brum, o jornalista Rafael Nemitz, o acadêmico do curso de Letras da URI, João Matheus Gham, o Dr Aléssio Viero, o líder do Bairro Ana Bonato, Sr. Olavo Sobrosa e o presidente do PP, Ademar Canterle.

Na sexta-feira eu sai de Santiago rumo a Cacequi, passei a tarde lá e voltei de noite para Porto Alegre e no sábado madruguei na estrada para Marau.Prometo contar depois, com calma, como eu gosto e como as cidades merecem.
Uma oração para a minha Nossa Senhora das Graças no Hospital de Caridade
Com Sônica Nicola, diretora técnica do HCS, mostrando as obras
Passeio no HCS
Projeto Beleza Legal no Hospital de Caridade de Santiago
Com Dr Jorge Tusi
Reunião no Sindicato 
Com Alfredo, Ayda e Olivio Bochi Brum
Com amigos santiaguenses na casa da professora Ayda
Com grupo de amigos na casa da professora Ayda
Com Gibelino Minuzzi
Com o Radialista Silvio Ricardo, dono do restaurante Silvius
Com Olavo Sobrosa, líder no bairro Ana Bonato
Com o Major Antonio Nei da Silva Jr, comandante do 5º RPMon
Com Ruy e Macarrão
Na inauguração do Comitê com Ayda Brum
Com Dr. Aléssio Viero
Com Edson Vargas, cantor nativista 
Com Salete Borges
Com Rafael Nemitz
Com a Irmã Gessi
Com o Presidente do PP, Ademar Canterle 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.