terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Qualificação da Cinemateca Paulo Amorim

Gostaria de falar a vocês que acessam meu blog, sobre a repercussão do fechamento temporário da sala Norberto Lubisco da Cinemateca Paulo Amorim. Preciso antes de tudo, esclarecer que esta suspensão é momentânea e absolutamente necessária para a requalificação daquele espaço. A Sala Norberto Lubisco não possui as mesmas condições técnicas e de segurança da Paulo Amorim e Eduardo Hirtz, concebidas originalmente com a Instituição. Trata-se da adaptação de uma loja do térreo, que por estar desocupada, entendeu o Diretor Grimaldi de ampliar o Cinema criando uma pequena sala de exibição; ocorre que esta adaptação não contemplou rotas de fuga em caso de eventual catástrofe, especialmente incêndio; conta com apenas uma saída para a Rua dos Andradas. Conforme o Corpo de Bombeiros, a segurança dos visitantes é posta em risco em caso de incêndio, já que a sala não tem saída de emergência. É preciso, portanto, uma intervenção no local, para readequá-lo as normas de segurança e também submeter á tutela de técnicos do Instituto do Patrimônio e Artístico do Estado (IPHAE), e acompanhamento especializado por se tratar de uma restauração e não de uma reforma, já que é um prédio histórico.

Quero também reiterar que sei do valor cultural da Cinemateca Paulo Amorim. Prova disso, é que a Secretaria de Estado da Cultura assumiu todas as despesas da Cinemateca, passíveis de serem pagas por empenho, para não fechá-la, enquanto se buscava patrocínio para a revitalização das salas, pagamento das dívidas e reestruturação dos espaços. Em agosto de 2007, essa gestão conseguiu apoio financeiro do Banrisul. Nos dois primeiros meses de patrocínio, a Cinemateca absorveu R$ 41 mil para cobrir dívidas que já vinham desde agosto de 2006.

A Cinemateca possui funcionários celetistas, ou seja, contratados diretamente pela Associação de Amigos. Só de Dívida de INSS, havia um passivo de R$ 60 mil reais. Conseguiu-se renegociar e amortizar grande parte dela. Colocaram-se em dia as contas com as distribuidoras.

A importância da sala Norberto Lubisco, do cinema alternativo e do trabalho realizado pelo fotógrafo que dá nome ao espaço justifica este investimento na segurança da vida das pessoas que costumam frequentar aquela sala de cinema. Quero dar minha palavra de que esta gestão continua trabalhando incansavelmente para viabilizar e disponibilizar o espaço o mais rápido possível e de forma segura.

Informo que as demais salas da Cinemateca funcionam normalmente e sua programação, assim como as demais da Casa de Cultura, podem ser conferidas no site www.ccmq.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.