segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mercado Público de Itaqui é tombado

Recebi no meu gabinete o prefeito de Itaqui, Gil Marques Filho, e a primeira dama Adília Eni Rocha Marques para assinar o ato de tombamento do Mercado Público de Itaqui, um dos principais referenciais urbanos do município e do Estado. Esta foi mais uma iniciativa comprometida com a memória do Rio Grande do Sul, o que representa uma das funções mais nobres da cultura. Acredito que temos que dar importância aos bens culturais, ainda mais estes de tanta beleza. É um resgate histórico e a preservação de nossa cultura para as futuras gerações. O Mercado Público de Itaqui, obra, projetada pelo arquiteto Paschoal Minoggio, natural de Itaqui, foi inaugurada em 7 de setembro de 1909. Ele destaca-se não só pelo requinte arquitetônico, mas também por sua instância histórica. É testemunho do apogeu do intercâmbio socioeconômico nas áreas da fronteira entre Brasil e Argentina, que resultou em fartura e prosperidade para as comunidades locais.
Na ocasião, o prefeito e a primeira dama, que por uma feliz coincidência foi minha colega de Ginásio no Colégio Bom Conselho, gentilmente me presentearam com uma espumante produzida nos Campos de Cima em Itaqui, da vitinicultura Hortência Ayub, pioneira na produção de vinho na região.

No ato de assinatura com a Diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Maria Beatriz Kother, o prefeito de Itaqui, Gil Marques Filho e a primeira dama Adília Eni Rocha Marques.

Com o prefeito de Itaqui e a primeira dama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.