quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reconhecimento conquistado pelo trabalho

Quero compartilhar com todos um e-mail que recebi e que me deixou muito feliz. E vindo de quem veio, Gustavo Ioschpe – jovem de sucesso, economista, empreendedor , cidadão do bem preocupado com a educação e a cultura - me sinto uma “super-secretária”. O Gustavo foi colunista do jornal Folha de São Paulo e atualmente é colaborador na revista Veja e colunista do jornal Zero Hora.


“Temos uma tradição, no Brasil e especialmente no Rio Grande, de falar mal dos governantes de plantão. Tradição, aliás, normalmente mais do que justificada. Mas assim como temos que denunciar os casos de corrupção e incompetência, precisamos também reconhecer publicamente os esforços dos servidores públicos que honram seus cargos. Se não o fizermos, continuaremos afastando as pessoas sérias e competentes da vida pública, até transformarmos a política brasileira em uma pocilga irrecuperável.

Por isso me alegro em relatar a positiva surpresa que tive ao entrar em contato com a Secretaria da Cultura do Rio Grande, capitaneada pela Mônica Leal. Minha empresa, G7 Cinema, está preparando um projeto grande e complexo (lamento não poder dar mais detalhes, mas é preciso guardar o sigilo para revela-lo com a pompa e circunstância que merece). Nossos filmes anteriores foram financiados com recursos próprios, o que limitava sua exibição às irrisórias três salas de cinema digital do estado, todas elas em Porto Alegre. Este projeto merece e precisa ser acessível a todos os gaúchos, e por isso o recurso às leis de incentivo fiscal se faz necessário. Jamais havia utilizado a LIC ou qualquer apoio do estado, e já imaginava um mar de burocracia impossibilitando um projeto que, por sua urgência, não permite grandes demoras. Fui surpreendido em primeiro lugar pela recepção solícita e atenciosa da Mônica, que em poucos minutos entendeu do que se tratava e me colocou em contato com a equipe que administra a LIC, capitaneada por Fabio Rosenfeld e composta ainda por Rafael Balle e Simone Carvalho. A agilidade e prontidão da secretária é compartilhada por seus colegas, e o ritmo e atenção da equipe são difíceis de encontrar nas empresas particulares de ponta; no panorama do serviço público, é absolutamente inédito – e eu tenho bastante experiência com órgãos culturais nas três esferas da Federação. Os e-mails e telefonemas são prontamente atendidos, informações complexas sobre um emaranhado de regulamentações são transmitidas de forma simples. A impressão é de que a equipe realmente veste a camisa e está interessada na realização dos projetos, no avanço da cultura gaúcha.

Nossa convivência ainda está no início, nada foi ainda aprovado ou executado e pode ser que encontremos óbices burocráticos intransponíveis mais à frente mas, o que quer que aconteça, o empenho e agilidade da equipe da Secretaria são dignos de nota: nota dez.”
- Gustavo Ioschpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.