sexta-feira, 20 de novembro de 2009

20 de Novembro

Na semana da Consciência Negra, não poderia deixar de registrar essa data tão importante para nossa sociedade e contribuir com um pouco de reflexão, chamando atenção para nos voltarmos ainda mais para a questão do negro. Não só em torno do 20 de novembro, mas em todos os dias da vida de cada cidadão brasileiro, de cada cidadão gaúcho. Somos fortes, aguerridos e bravos, com a nossa identidade formada por um conjunto diverso de raças, crenças e passagens históricas e culturais. O povo negro está inserido a fundo nisso, sendo ator fundamental da construção do Estado do Rio Grande do Sul.

É necessário dar visibilidade às atividades da cultura afro gaúcha divulgando, nos diversos espaços de comunicação, o potencial cultural desse povo . A caminhada dos que lutam diariamente, e, que, através da garantia da realização de uma semana dedicada à consciência negra, se mobilizam e conquistam espaço para reforçar e exigir, ainda mais, a atenção do poder público e da mídia à causa negra, tem que ser conhecida, reconhecida e valorizada por toda a sociedade.

Como secretária da Cultura do Estado fico muito feliz de poder ter uma das nossas instituições culturais recebendo o lançamento do livro “Poemas” de Oliveira Silveira. Será dia 20 de novembro, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, promovido pela Associação Negra de Cultura que foi fundada pelo autor. Dessa forma, prestamos mais uma homenagem a esse ícone da luta negra no RS, um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra, que faleceu em janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.