sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Gabinete da Cultura Itinerante

Chegamos em Santa Maria na quinta-feira, às 22h30min, depois de trabalhar o dia inteiro na Secretaria de Estado da Cultura - eu, o Fabio Rosenfeld, coordenador da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o Rafael Balle, assessor técnico, e o Seu Schmitz, que nos conduz seguramente pelas estradas no nosso Rio Grande. Aliás, aproveito a oportunidade para dizer que tenho uma grande curiosidade: de onde vem o pique do Seu Schmitz? Ele, de todos nós, é o que tem mais energia e na mesma intensidade desde quando acorda até a hora de ir dormir, estando sempre bem humorado e disponível, cuidando de tudo aquilo que eu preciso. Tem uma máxima do Seu Schmitz: “um momentinho secretária, vou buscar no escritório” – que ele diz muito sério quando peço alguma coisa no meio da viagem, dentro do carro da Secretaria que é um verdadeiro “batmóvel”, comporta tudo o que uma secretaria itinerante precisa.

Acordei hoje às 6h da manhã e escutei a Rádio Santamariense, onde, às 8h, o Fábio e eu participaríamos da primeira entrevista do dia. O apresentador Airton Amaral Leal, que coincidentemente tem o mesmo sobrenome que eu, já iniciou o programa contando que, há 20 anos atrás, tinha entrevistado o então deputado estadual Pedro Américo Leal, e depois nos entrevistou sobre a nossa agenda em Santa Maria, o nosso seminário da LIC e sobre as ações da secretaria pelo interior do Estado. Saímos dali, sempre acompanhados da Vereadora Sandra Rebelato, do PP, nossa anfitriã, e fomos para a rádio Itapema, onde a Carla Torres nos entrevistou.

Logo após, fomos direto para a Câmara Municipal de Vereadores, onde eu faria a abertura do seminário. Mesmo com o frio e a chuva, o plenário ficou lotado. Caravanas de 15 cidades se fizeram presentes, entre estas Santiago, Santa Rosa, Horizontina, Panambi, Livramento, Alvorada, Santa Cruz, São Borja e Rosário do Sul. Surpreendeu-me, e observei como um sinal de sucesso da nossa proposta que o mesmo número de pessoas que começou a assistir, permaneceu até o seu encerramento, atentas e participativas por conta do conteúdo que foi apresentado sobre formatação de projetos, captação de recursos, prestação de contas e retenções tributárias, isso falando também das autoridades locais, que fizeram questão de estar presentes e nos prestigiar até o final. A imprensa também marcou presença com a cobertura total do evento.

O que me chamou mais a atenção foi o envolvimento e o vínculo criado neste seminário, entre os palestrantes e aqueles que estavam assistindo, creio que pela oportunidade que foi dada para os esclarecimentos e diálogos. Eu me arrisco a dizer que fizemos na cidade de Santa Maria um intercâmbio cultural, onde os municípios sentiram-se extremamente valorizados nas suas necessidades, tanto é que recebemos uma lista de solicitações para promover este seminário em outras regiões, nos próximos meses. A dirigente cultural Andréia Peres que estava presente, já nos comunicou que vai reunir vinte e um municípios da região de Horizontina. Essa moça me emocionou hoje, pois se dirigiu a mim, quase envergonhada, dizendo que tinha um grande sonho de um dia falar comigo. Também falou que gostaria de ser parecida comigo e que me copia em tudo que faz!

Aqui aproveito para registrar a atuação do Fábio e do Rafael, que, com o seu perfil jovem e de forma dedicada, realizam um super trabalho na LIC, e também agradecer o empenho e a simpatia do pessoal do gabinete da vereadora Sandra, que nos deu todo o suporte.


audiência lotada no seminário da LIC em Santa Maria


tribuna da Câmara Municipal de SM

Fábio em entrevista para rádio Itapema-SM

Rafael palestrando





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.