Projetos

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Debatendo o combate ao antissemitismo


Participei de um evento maravilhoso realizado na Sinagoga da Sibra nesta segunda-feira à noite.
Fui convidada para ser a mediadora do Seminário Diálogos Sionistas - Combate ao Antissemitismo, promovido pela Organização Sionista do RS, SIBRA e Likud Brasil, com apoio do programa Hora Israelita e demais parceiros.
Três palestrantes abordaram o tema: o jornalista e escritor carioca Victor Grinbaum, a promotora de Justiça Lúcia Helena Callegari e o comentarista do programa Hora Israelita, Fábio Rosenfeld.
Foi uma ótima experiência estar junto a essas autoridades no assunto do antissemitismo e a um público interessado e participativo.
Registro que fui surpreendida pelas palavras do senhor Deivi Trombka, que antes do início das palestras se manifestou relembrando a minha atuação preventiva quando à realização do show do cantor Roger Waters, que exibia um balão com mensagem antissemita, com o intuito de criticar o Estado de Israel. À época, me posicionei, como vereadora e parceira da comunidade judaica, fazendo ofícios para o Ministério Público e para a Polícia Civil informando que aquilo caracterizava uma ação antissemita e que aqui em Porto Alegre não aceitaríamos isso. Ele disse que foi uma ação corajosa minha, que deu visibilidade ao problema, pediu respeito e despertou os jovens para também se posicionarem.
O evento teve transmissão ao vivo pelo Facebook, contou com cerca de cento e vinte pessoas, muitas delas conhecidos amigos e lideranças da comunidade, promotores, advogados, desembargadores, pesquisadores e muitos entendidos neste importante tema.











Nenhum comentário:

Postar um comentário