quarta-feira, 23 de maio de 2012

Com Maceió na memória

No refúgio de uma Maceió que esbanja belezas naturais,meus dias foram de muito descanso e de belíssimos passeios.
Fiz longas caminhadas pelo calçadão, que tem como paisagem o mar e os coqueirais.
Entre meus programas preferidos depois das caminhadas que fazia   diariamente, do bairro Jatiúca a Ponta Verde, estava a paradinha no bar Lopana para tomar água de coco bem geladinha.
Um detalhe interessante é que todos os dias, funcionários da prefeitura recolhem cocos das árvores, trabalhando na prevenção e evitando que possam cair na cabeça de alguém.
Numa mesa no deck de madeira escura que parecia casco de navio, eu gastei boas horas contemplando o mar infinito.Eu gosto muito do mar, ao mesmo tempo que posso dizer que tenho medo dele ou uma espécie de consciência de que é completamente maravilhoso, porém muito perigoso, porque ora está calmo, ora está revolto em ondas...mudanças bruscas que só a mãe natureza pode promover.
Coisa boa dar um mergulho num mar azul com temperatura amena, molhar os cabelos e tomar um sol.
Andei de bicicleta na super ciclovia da capital de Alagoas.
Vi muita gente andando de skate e patins, compartilhando do mesmo espaço com ciclistas na mais perfeita sintonia.Também, muitas pessoas praticando esportes: futebol e vôlei na areia das praias.
Um fato curioso é que em Maceió anoitece às 17h30min e amanhece às 5h.Outra coisa boa é que os motoristas não costumam usar buzina, pelo menos não escutei uma no tempo em que fiquei na cidade.Eles são educadíssimos no trânsito e prestativos ao máximo com os turistas.
Fui a restaurantes de gastronomia diversas, sempre com atendimento impecável e decoração aconchegante.
O Alexandre que é um exímio cozinheiro, se realizou escolhendo os melhores restaurantes com cardápios interessantes e diferentes pra nós.
Também conheci pessoas muito legais e me dei a liberdade de vibrar com suas histórias de vida, como os pescadores do Mercado do Peixe.
Na maioria das vezes em que eu chegava na praia depois da minha caminhada, encontrava o Alexandre conversando com outros turistas que estavam no nosso hotel.Por consequência natural desse convívio que ele promoveu, fizemos amizade com um casal de argentinos que mora na Patagônia e fomos convidados para ir a Bariloche onde eles tem casa.Também ficou amigo de um delegado da Policia Civil, paulista de origem judaica, que foi dez vezes para Israel, então, o papo fluiu com naturalidade e ele foi até presenteado com um boné com a bandeira de Israel aplicada.
Estivemos na Praia do Francês ( que fica no município vizinho Marechal Deodoro),com suas piscinas naturais rodeadas de lindos corais, que é considerado pelas revistas especializadas em turismo como uma das praias mais belas do Brasil.
Nossa, que presente é essa diversidade cultural do nosso país!

Aeroporto Internacional de Maceió Zumbi dos Palmares

Recepcionistas do restaurante Bodega do Sertão

Pescadores descarregando peixes...

...no mercado...
...que fica no calçadão à beira-mar...
... de fácil acesso para pescadores, clientes e turistas
                              Local limpo e...

.... bonito

Entardecer

Jogo de futebol na areia
Anoitecer

Restaurante famoso da capital

Frutos do mar

Alexandre com Nelson, que lhe presenteou com um boné de Israel

Com Mário, o argentino que mora na Patagônia

Super ciclovias...

...aproveitadas para o lazer e meio de transporte

Nosso hotel de frente para a praia

Uma hóspede aproveitando a piscina