domingo, 27 de maio de 2012

Domingo muito especial no rádio

 
Mais uma vez, com muita satisfação, eu participei do programa “Galpão do Nativismo” da Rádio Gaúcha.
Conforme combinado com o Dorotéo Fagundes, eu cheguei  às 7h30min e fiquei até o final por conta dos muitos assuntos interessantes que foram discutidos, como o veto do prefeito Fortunati ao projeto de estruturação do Parque Temático da Cultura e Folclore Gaúcho, a pouca utilização do Parque Assis Brasil de Esteio durante o ano, o incentivo às cavalgadas como forma de divulgação das nossas tradições e os eventos culturais da cidade de Guaíba. 
Levei como pauta o artigo do Nico Fagundes, “ Fechando a porteira”,  que saiu no jornal Zero Hora deste sábado. 
Quando li o texto me emocionei. As palavras do Nico me tocaram profundamente. Ele despertou em mim um misto de tristeza e alegria. Sim, tristeza, por sua saída da mídia falada, onde sempre nos enriqueceu com o seu saber cultural, e alegria por identificar em suas palavras um sentimento que aprecio demais, o da gratidão.
A despedida do Nico foi feita como uma retrospectiva da sua vida profissional nominando uma a uma das pessoas que o ajudaram e que foram parte de sua caminhada, incluindo motoristas, técnicos, cinegrafistas, colegas, jornalistas e empresários dos veículos onde trabalhou.
Esse compartilhar de sabedoria, experiências e amizades a que o Nico Fagundes se refere tão magistralmente, faz parte das nossas vidas. Todos nós, um dia, recebemos lições por demais preciosas vindas de pessoas que devem ser lembradas e reconhecidas.
Talvez outros, na mesma situação, não fossem guiados pelo senso de gratidão e nem lembrassem de demonstrá-lo, mas o Nico, que é o maior ícone do tradicionalismo gaúcho, deu mais importância ao muito obrigado do que a qualquer grande feito da sua bela carreira.
Depois que eu falei no ar do quanto essa atitude do Nico havia mexido comigo, talvez por ter sido criada numa rígida disciplina militar, onde a gratidão é um sentimento natural, fui surpreendida com ele ao telefone, ao vivo, e foi emocionante. Falou a nós ali no estúdio e aos milhares de ouvintes desse momento que vive com tanta serenidade. Me fez uma declaração de amizade que encheu meus olhos de lágrimas.
Foi um programa único e maravilhoso, que recebeu inúmeras manifestações. Confesso que jamais esquecerei a manhã deste domingo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.