sábado, 4 de dezembro de 2010

Não se faz cultura sem estrutura

Já aviso que não sou uma pessoa de viver do passado, muito pelo contrário, minha natureza alegre e positiva curte intensamente o presente. Porém, nessa semana aconteceu algo muito importante na área cultural e quero dizer para vocês que tenho orgulho de ter sido responsável por esse feito. No auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari com a presença da Governadora Yeda e muitas autoridades, ocorreu a cerimônia de assinatura do decreto que cria o Sistema Unificado de Fomento às Atividades Culturais do estado. Essa foi uma causa que me dediquei de corpo e alma quando Secretária da Cultura.

O resultado se concretizou agora, mas retrata parte de todo o processo que comandei no período que estive a frente da Secretaria de Estado da Cultura. Creio que disso tudo ficou a marca indelével do choque de gestão que implementei na SEDAC. Tivemos, assim, o fortalecimento da Secretaria através do saneamento de suas finanças, em especial da LIC. Os investimentos culturais não acontecem se o caixa estiver deficitário, como na época encontrei. Implementei medidas saneadoras e deixei a Secretaria em condições de incrementar políticas culturais, com encaminhamentos imprescindíveis como o concurso público, que foi feito este ano e que está mudando o quadro defasado de funcionários que essa pasta sempre teve, já que o último concurso foi em 1991. Eu passei a experiência de ter tido poucos funcionários e de ter que preencher funções técnicas com os cargos destinados às chefias, os chamados Cargos de Comissão, razão pela qual alguns Diretores de Departamentos acumularam com a Direção de Instituições vinculadas aos mesmos.

Olhando para trás, percebo que valeu a pena ter trabalhado quase além das minhas forças na secretaria e com um orçamento baixíssimo, pois a Cultura é a que detém o menor orçamento. Na minha gestão eu comecei, antes de tudo, com investimentos na base do funcionamento da pasta e das instituições. Não se faz política cultural sem ter uma infra-estrutura consistente e sólida.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.