sábado, 11 de dezembro de 2010

Conferindo a dica preciosa dos meus filhos


Ontem à noite, assisti o filme Tropa de Elite 2. Confesso a vocês que meus filhos Juliana, Marcelo e Felipe, fizeram uma forte campanha para isso. É que estou numa fase da minha vida que seleciono muito aquilo que vou ler, escutar ou assistir. Não tenho vontade de pagar para ver violência. Mas eles insistiram e disseram que após o filme, eu iria ter respostas para perguntas que me faço sobre política e sistema de segurança no Brasil. Havia prometido para os três que assistiria o filme um dia desses quando não tivesse mais tantas filas, porque pelo que sei, “Tropa de Elite 2” bateu o recorde de bilheteria em filme nacional, que era de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.
Bem, cheguei em casa a tardinha e me atirei no sofá da sala pensando em acordar cedo hoje e colocar o carro na estrada rumo a Torres, pois tenho que abrir o apartamento e fazer algumas coisas nele para o veraneio que se aproxima. Nesse meio tempo, o celular do Felipe tocou e era a Duda, sua namorada. Vi a expressão preocupada no rosto do Felipe enquanto escutava a Duda e resolvi aguardar para saber o que tinha acontecido e se precisavam de mim. Quando o Felipe desligou, virou-se para mim e falou:” A mãe e o irmão da Duda nasceram de novo, sofreram um acidente e o carro ficou destruído”. Nesse momento, lembrei que o carro da Neize era uma camionete grande do modelo Santa Fé, com muita lataria e dois airbags. Por ser uma mulher inteligente, dinâmica, profissional de sucesso, que sabe das coisas, ela escolheu um carro forte porque viaja muito a trabalho. Eu logo pensei em Deus, que é grandioso e vigilante e mais uma vez se fez presente nas nossas vidas. Não pude deixar de lembrar das minhas orações antes de dormir, onde sempre incluo a Duda, pedindo proteção a ela e aos seus, então, só me restava agora agradecer. Desisti de ir a Torres, achei melhor ficar por aqui e assistir a minha dupla de namorados. Depois de conferir que a Duda estava tranqüila e naquela noite ficaria ao lado da mãe e do irmão, virei para o Felipe e pedi que me levasse ao cinema. Queria ver o filme tão falado por eles. Percebi que havia trazido o sorriso de volta aquele rosto lindo e sereno e que minha companhia seria de grande utilidade e, em questão de meia hora, já estávamos no Shopping Iguatemi. 
Então, quero dizer para vocês que o filme do Diretor José Padilha, é realmente imperdível. É muito interessante. O enredo expõe de uma maneira clara a intimidade entre bandidos, policiais e políticos. É uma denúncia política. Mostra as mazelas das campanhas eleitorais, eleições como negócio e o voto sendo a mercadoria mais valiosa que existe. Ali, o sistema era pautado pelo governo que só respeitava a mídia. O Capitão Nascimento, Comandante do BOPE (interpretado por Wagner Moura), um idealista que prepara e comanda homens para defender o povo contra a bandidagem que assola o Rio de Janeiro, descobre que essa criminalidade é sustentada  por um sistema poderoso e com interesses escusos. Ele resolve lutar contra, mas é afastado do comando e aí se desenrola toda uma teia de acontecimentos que, nos pequenos detalhes, muito se parecem com a realidade dos dias que vivemos. Agora compreendo a dica dos meus filhos e sou eu que passo a divulgar a todos: vale assistir!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.