quinta-feira, 8 de julho de 2010

Honraria Justa e Merecida a Dois Bravos Gaúchos!

Em duas diferentes datas recentes, estive na Assembléia Legislativa para prestigiar dois queridos amigos que receberam a mais alta honraria do Estado do Rio Grande do Sul e homenagem máxima do Poder Legislativo Gaúcho, que é a Medalha do Mérito Farroupilha. São eles: Antônio Augusto Mayer dos Santos e Raul Randon.

A primeira solenidade foi em homenagem a Antônio Augusto Mayer dos Santos, advogado especialista em Direito Eleitoral.A iniciativa partiu do deputado Carlos Gomes (PRB), que destacou a trajetória do homenageado e o trabalho em defesa da democracia. O evento foi acompanhado por familiares, amigos, alunos, colegas, políticos e clientes do Antônio Augusto que estava visivelmente emocionado com a distinção que recebia do parlamento gaúcho. Penso que foi uma homenagem justa e merecida, pois é um profissional competente e dedicado que presta um serviço muito importante à sociedade. A solenidade foi conduzida pelo presidente em exercício da Assembléia Legislativa, deputado Marquinho Lang (DEM). Nessa tarde, eu tive a alegria de encontrar e conversar com muitos amigos que não via há algum tempo, entre eles o Desembargador aposentado Alfredo Englert e o advogado Ricardo Giuliani Neto.

Vou contar uma coisa que aconteceu e que mostra bem o perfil educado e afetivo do homenageado. A solenidade estava marcada para às13h30 e eu, por conta da dificuldade de estacionar o carro nas imediações da Assembléia, inclusive nos estacionamentos, cheguei às 13h40, sabendo que a cerimônia já devia ter iniciado. Eu, que faço tudo para chegar sempre na hora, quando coloquei os pés na ante sala da presidência, disse para o assessor que me conduzia pela entrada principal, que eu queria entrar por um lugar que não chamasse atenção, pois não seria correto atrapalhar os pronunciamentos. O assessor logo entendeu e gentilmente abriu uma das tantas portas da sala e, assim, pude me postar num local discreto, mas naquele exato momento o Antônio Augusto fazia sua fala e me pegou de surpresa dizendo: " Mônica Leal, que fez um belíssimo trabalho a frente da Secretaria de Cultura do nosso Estado, que, por estar em campanha tem uma agenda cheia, muito obrigada por ter vindo, sua presença engrandece a honraria que recebo hoje”. Da minha posição discreta ao da sala, fui convidada a ocupar um lugar ao lado do Presidente da Assembléia em Exercício.

Crédito das fotos: José Ernesto Carvalho
Com o advogado Ricardo Giuliani Neto, o homenageado, Dr.Antônio Augusto e o deputado Carlos Gomes
Com a família do homenageado e os deputados Carlos Gomes e Marquinho Lang
Com o deputado Cássia Carpes que foi meu colega vereador na Câmara de Vereadores de POA

Também fui prestigiar o empresário Raul Randon, que recebeu das mãos do Presidente da Assembléia, deputado Giovani Gerini, a medalha do Mérito Farroupilha. A solenidade contou com a presença de empresários da indústria, representantes sindicais e autoridades de Caxias do Sul, cidade de Randon, e de Porto Alegre. A homenagem foi por reconhecimento ao sucesso econômico-financeiro e aos projetos sociais e ações implementados pela sua empresa com programas voltados à empregabilidade e à qualidade de vida e na busca da sustentabilidade através de iniciativas nas áreas do meio ambiente e social, como o Programa Florescer, que nasceu de um ideal de Raul Randon, há nove anos, e hoje integra as iniciativas de responsabilidade social da empresa, dentro das ações do Instituto Elisabetha Randon, atendendo mais de mil jovens de seis a quatorze anos.

Conheci Raul Randon há uns anos atrás e de uma forma bem engraçada, pois conversei com ele mesmo antes de saber quem era, pois estávamos em um almoço e a conversa, sobre educação, política e cultura, girou entre o grande grupo, formado por políticos, amigos e convidados. Na despedida, um cidadão simpático, educado e inteligente que fazia parte do grupo, falou: "Muito prazer, Raul Randon.” Confesso que fiquei impressionada com seu jeitão simples e espontâneo, com sua preocupação com a área social e com a preservação dos recursos naturais para garantir o futuro das novas gerações. É muito importante para o Rio Grande do Sul ter um Raul Randon defendendo a educação como fator básico para a transformação da sociedade.
 
Crédito das fotos: Guerreiro
A Governadora Yeda, comentando a altura do Prefeito Fortunatti, com Raul Randon e eu
Governadora Yeda, Raul Randon e eu, escutando encantados o Presidente da Fiergs, Paulo Tigre, falando da viagem que fez a Escócia
Conversando com dois grandes empresários: Raul Randon e João Vontobel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.