terça-feira, 26 de abril de 2022

Compartilhando matéria de ZH - Homenagem ao Ministro Ruy Rosado

 

Jonathan Heckler / Agencia RBS



ex-ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior foi homenageado na manhã desta terça-feira (26), em Porto Alegre, em uma cerimônia de descerramento da placa de rua que leva o seu nome. O ato simbólico ocorreu no Teatro Lourenço Darcy Castellan do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, da qual o jurista gaúcho foi vice-provedor. 


Falecido em 2019, aos 81 anos, Ruy Rosado agora nomeia a antiga rua 3.803, localizada no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre. O Projeto de Lei foi proposto pela vereadora Mônica Leal (PP) que, nas redes sociais, escreveu: "O legado deixado pelo Ministro Ruy Rosado para a sociedade gaúcha, para a área jurídica, para o estado do Rio Grande do Sul terá este reconhecimento de Porto Alegre a partir de agora."  

Natural de Iraí, no Norte do Estado, Ruy Rosado se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1961. Ele foi Promotor e Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Juiz do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul e Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, tendo desempenhado a função de Corregedor-Geral da Justiça.

Em 1994, assumiu o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça, do qual se aposentou em 2003. Foi ainda 2º Vice-Provedor da Santa Casa de Misericórdia e docente da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS), além de membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). 



Jonathan Heckler / Agencia RBS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.