quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Um dia para nunca mais esquecer

O mundo reverencia anualmente, em 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data, criada pela Assembleia - Geral das Nações Unidas (AGNU) por meio da resolução 60/7, de 1º de novembro de 2005, homenageia a memória das milhões de vidas que foram brutalmente interrompidas durante a Segunda Guerra Mundial em prol da ideologia política nazista.
Esse extermínio aconteceu de diversas formas, sendo que uma das mais comuns era o envio dos judeus, homossexuais, negros, e grupos de minorias, inclusive crianças, para os campos de concentração, onde eram torturados, humilhados e por fim exterminados por diversos tipos de atrocidades.
A estratégia nazista contabilizou cerca de 6 milhões de mortos em campos de concentração, além dos que eram mortos em cidades controladas por nazistas ou que nem chegavam aos campos.
Ainda que jamais tenha sido feita justiça a todo esse massacre, o dia de hoje nos remonta anualmente à importância de refletirmos sobre os perigos da discriminação racial e sobre a observância dos direitos humanos.
Cabe lembrar que a dignidade humana e os direitos à liberdade e igualdade constituem uma das bases sólidas do Estado Democrático e Social de Direito. O triste episódio do Holocausto em muito contribuiu para a materialização dos direitos fundamentais em várias constituições pelo mundo.
Certamente jamais traremos as vidas que foram tiradas, mas podemos, ao menos, fortalecer as bases humanistas que devem sempre nortear as relações humanas, independentemente de raça, cor ou crença religiosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.