Projetos

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Parabéns Guarda Municipal de Porto Alegre

O dia três de novembro de 2015 marca os 123 anos de criação da Guarda Municipal. Desde o inicio suas atividades estiveram relacionadas à prestação de serviço de vigilância pública, zelando pelo bem dos cidadãos e pela segurança patrimonial da própria municipalidade: escolas, postos de saúde, prédios e espaços públicos.
A Guarda Municipal faz parte da Secretaria de Segurança de Porto Alegre e está dividida em dez áreas geográficas de  atuação, composta de um efetivo de quinhentos agentes  fixos e móveis sendo que trinta e seis são mulheres. Atua de forma integrada com os demais orgãos de segurança pública e presta atendimento qualificado  24 horas por dia.
Em novembro de 2006 foi inaugurado o Centro de Formação e Treinamento da Guarda Municipal, que tem por finalidade a formação dos  profissionais, bem como possibilitar treinamentos e realização de atividades físicas. Este foi mais um passo para a qualificação do serviço prestado pelos servidores públicos  da segurança.
A Guarda Municipal é uma instituição centenária que se mantém moderna, pois vem adotando inúmeras mudanças ao longo dos anos, entre as quais a utilização da tecnologia para o monitoramento dos prédios públicos municipais e praças. Tem como prioridade a prevenção e participa do Núcleo de Ações Preventivas para atender a rede municipal de ensino com programas no combate a violência. 
O projeto  "Dois Caminhos, uma escolha" me encanta porque trabalha com noções  básicas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente no que diz respeito aos deveres e  direitos dos jovens.
Outra ação preciosa que a Guarda Municipal presta à população é o Disque - Pichação. É um canal de comunicação por meio do telefone 153 que recebe denuncias de pichações e danos ao patrimônio público. 
Vale registrar também a atuação da Guarda Municipal na segurança de autoridades em eventos oficiais da prefeitura.
Faço aqui minha homenagem em forma de gratidão e admiração a esses valorosos agentes de segurança. Que eles possam continuar desenvolvendo cada vez mais projetos que contribuam para uma Porto Alegre mais segura.
    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário