quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia Nacional do Idoso


No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela ONU na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria.
A Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações no país, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do idoso se comprometam com a realização e divulgação de projetos e eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.
Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.
A capital gaúcha tem o maior percentual de pessoas idosas entre as capitais do país, tendo 15% da sua população acima dos 60 anos.
Não há como a sociedade não lançar um olhar especial para esses cidadãos que ingressam em um quadro de muitas particularidades, um estágio da vida que um dia chega para todos e que deve ser valorizado e respeitado de forma coletiva.
Cabe a cada um de nós perceber e despertar a nossa consciência particular em relação aos idosos que estão do nosso lado: que são nossos pais, avós ou um vizinho - alguém que tem direitos, alguém que está precisando apenas de um apoio para subir alguns degraus, que precisa que falemos só um pouquinho mais alto para nos ouvir, a quem devemos admirar pela história e experiência de vida que carrega e ainda quer compartilhar.

Mais sobre: 
http://7a12.ibge.gov.br/voce-sabia/calendario-7a12/event/44-dia-nacional-do-idoso


Foto: Blog Lajes do Cabuji/ RN






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.