terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Uma joia em extinção



Nesse meu tempo de descanso em Torres, eu li muito. Penso que a leitura produtiva requer um lugar livre de ruídos e me cerquei disso. 
Por isso, hoje, eu quero falar dessa joia preciosa que está em extinção: o silêncio. 
O mundo anda mesmo muito barulhento e isso me preocupa. Um bom exemplo disso que cito, são os motoristas que buzinam por nada. Ora, a buzina é um recurso do automóvel que só deve ser usado em extrema necessidade ou numa emergência.
Dia desses, eu empurrava o carrinho da Catharina para que ela desfrutasse do ar saudável da praia e o passeio resultou numa doce soneca, mas que durou pouco, porque ela acordou assustada com uma buzina estridente de um motorista descompensado, que queria chamar um amigo em frente ao prédio do mesmo.
Reparo é que as pessoas, estando em espaços públicos ou coletivos, gritam, em vez de falar ao telefone celular, o que é por demais desagradável. Música alta também é algo que fere os ouvidos.
Nessa época de veraneio, com as nossas praias virando metrópoles, de tanta gente, serviços e engarrafamentos, o desrespeito dos carros de som e "festas de arromba" é enorme.
Outra coisa: claro que rir faz bem e contagia o ambiente, e gosto disso, mas daí a gargalhar e falar alto numa mesa de restaurante tem uma grande diferença, porque incomoda os outros em um momento que deveria não ser estressante como a hora do almoço.
Creio que devemos estar sempre atentos para perceber em que tipo de ambiente estamos e que atitudes são ou não próprias. Eu sei, às vezes é difícil não se empolgar ao receber uma boa notícia ao telefone, não buzinar, quando, de repente, vemos aquela amiga do outro lado da rua, mas, na dúvida, ser discreto não é nada mal.
Para fechar, frases que encontrei e que falam do precioso silêncio:


Quando falar, cuide pra que as palavras sejam melhores do que o silêncio, e lembre-se que alto deve ser o valor das idéias e não o tom da voz.

Autor desconhecido


Você é o senhor do seu silêncio e escravo das suas palavras.

Pensamento árabe


O som aniquila a grande beleza do silêncio.

Charles Chaplin








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.