quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pichação em foco



Esta semana, minhas postagens não poderiam enfocar outra coisa senão os atos de vandalismo com o patrimônio arquitetônico de Porto Alegre. Três jovens foram pegos em flagrante agindo na madrugada no centro da cidade.
Eu diria que eles não podem ser chamados de cidadãos, pois não "pertencem" à cidade, caso contrário, não seriam pichadores do seu próprio patrimônio. Um, já tem registradas 18 ocorrências e já deixou um prejuízo de R$100.000 por onde passou. O outro, que o acompanhou na ação, era estreante. Mas chocou ainda mais a atitude do terceiro – estagiário da secretaria municipal de obras e estudante de arquitetura, já com uma certa estrada na pichação, pois exibe em sua página do Facebook, várias imagens de seus símbolos espalhados por Porto Alegre. 
Detalhe: ele estava pichando o histórico Viaduto Otávio Rocha!
O que dizer? Esse rapaz, de 20 anos, precisa de uma reciclagem total na sua vida. Já foi demitido ontem mesmo da secretaria e foi bastante criticado pela coordenadora do seu curso de Arquitetura, que, assim como eu, classificou a atitude como surreal.
Agora, na Câmara, como autora do Disque-Pichação, vou acompanhar de perto essa problemática que toma conta de Porto Alegre. A efetivação de mais medidas punitivas aplicadas, que a prefeitura já está tomando, além das denúncias pelo serviço 153 e do controle das câmeras pela guarda municipal, é fundamental se quisermos resgatar a nossa cidade.
Mas, e a educação que esses jovens não tem, como podemos resgatar?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.