quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Encurtando caminho



Foto: Blog 1000dias.com


Em abril do ano passado, escrevi aqui no blog uma reflexão sobre a questão da expedição de vistos de entrada nos Estados Unidos. 
À época, quando começaram a divulgar a possível reabertura do consulado americano em Porto Alegre, citei a proximidade que o Brasil estava de conquistar a liberação do visto de seus habitantes, pois um dos critérios do governo deles é isentar os países dessa exigência quando os mesmos atingem a cota de 97% de aprovação de vistos expedidos. 
Contávamos 95%. Já que a meta estava praticamente alcançada, já era hora de rever esses conceitos, que no nosso caso não incluí questões de segurança ou medo de terrorismo, há uma boa relação, diplomaticamente falando, e não possuímos sequer fronteira com os EUA.
Além disso, está mais do que na hora de constatar que o brasileiro já considera o país como o principal destino para férias e viagens de compras. Anualmente, mais de um milhão de brasileiros viajam aos Estados Unidos.
Os gaúchos até agora estão em desvantagem em relação ao visto, pois somam o custo da viagem a São Paulo ou Rio, ao pagamento das taxas, que é de R$330,00, valor mais caro que o ingresso da Disney!
Assim, podemos calcular o alto faturamento que resulta da contribuição de milhares de pessoas do Brasil e de outros diversos países que ainda não conquistaram a boa relação com os EUA nesse quesito. Deve configurar uma boa receita.
Atualmente, para entrarmos nos Estados Unidos, o processo pode levar até dois meses e é bom lembrar que não precisamos de visto para a Europa. 
Resgato o conteúdo desse texto frente a recente notícia de que foram assinados os documentos de locação do imóvel onde funcionará a sede do Consulado Americano em Porto Alegre, anunciada para 2014. Já é um bom passo. 
O espaço escolhido, depois de 35 imóveis analisados, cumpre o padrão de segurança exigido, mas terá que passar por obras de adaptação.
Vamos aguardar. Será um avanço para a capital dos gaúchos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.