quarta-feira, 20 de abril de 2011

As reflexões que nos conduzem

Quem me acompanha pelo blog sabe o quanto me dediquei e me dedico ao Rio Grande do Sul. Aqui narrei projetos, conquistas e o trabalho que fiz na Secretaria de Estado da Cultura. É claro que valeu muito a pena! Me orgulho da minha gestão, que foi pautada na inclusão social pela cultura, mas que teve na busca e na aplicação de medidas saneadoras e de economia, a sua marca. Tudo o que esteve ao meu alcance como Secretária, eu fiz, e tivemos grandes avanços na parte principal que deve existir para se promover a cultura, e que encontramos em estado critico, que é a estrutura da pasta, isso se falando de espaços físicos, e por isso determinei a mudança da sede da Secretaria, de um casarão antigo e anti-funcional, que consumia meio milhão de reais por ano; de reformas urgentes; de corte de gastos; de otimização de equipes; equilíbrio das contas, como o pagamento, em um ano, de um passivo herdado de 14 milhões de reais da Lei de Incentivo à Cultura, o que contribuiu para o resgate da credibilidade desse mecanismo tão importante para os projetos culturais do Estado. Passados três anos e três meses de governo, saí do executivo para concorrer à deputada estadual. Tinha grande vontade de trabalhar pelo povo gaúcho com a mesma determinação que trabalhei como vereadora pelos porto-alegrenses. Não consegui me eleger e digo a vocês com toda a tranqüilidade que isso não me abateu, porque sou filha de político e desde muito cedo apreendi a conviver com derrotas e vitórias. O que me incomodou foram algumas surpresas de instâncias e pessoas com quem tive que interagir e tratar, que deveriam estar ali para ajudar e facilitar, mas que dificultaram, com boicotes, omissões e condutas desleais. Ao final do ano vi que o momento exigia uma parada.Resolvi tirar férias de tudo. Precisava me conceder um tempo para refletir e curtir as coisas boas da vida. Nessas horas sempre lembro do conselho do pai de um amigo meu: "Quando não sabes o que decidir, decide não decidir nada". E foi o que eu fiz. 
Durante este tempo, amadurecendo a ideia, com calma,  aceitei o convite do Presidente da Pampa, Otávio Gadret, do Vice-Presidente, Paulo Sérgio Pinto e do Diretor Executivo, Alexandre Gadret, para integrar o quadro de comunicadores da Rede Pampa de Comunicações. Desde o dia 18, estou no “Pampa Bom Dia" da  970 AM, de 6h às 8h da manhã,  junto com os comunicadores Nilton Fernando e Pedro Fonseca. É um programa de informações da cidade, do estado, do país e do mundo. A minha participação é com notícias comentadas. Estou gostando muito! Cada dia está sendo melhor do que o outro e pensei que só eu é que sentia assim, mas que nada, hoje recebi muitos cumprimentos e impressões sobre a nossa atuação no programa. Começou pelo alto comando da empresa, que teceu elogios ao perfil imprimido pela equipe de comunicadores sob a vigilância competente do Coordenador de Programação da rádio, Martin TJ e finalizou com o Governador Tarso Genro, que fazia uma visita à Rede Pampa, e, ao cumprimentar-me, quando informei que agora fazia parte do time daquela casa, fez questão de dizer que estava acompanhando e gostando do programa. E não parou por aí, pois hoje quando fui a um restaurante almoçar com meus dois filhos, Marcelo e Felipe, vieram pessoas até a nossa mesa que tinham escutado o "Pampa Bom Dia" ou visto a propaganda do mesmo no jornal O Sul. Recebi torpedos e e-mails de gente que não falo há tempos, mas que logo que souberam, se pronunciaram, contentes com o programa. O interessante é o relato do meu pai sobre o novo toque de alvorada dos seus amigos militares, que agora é me escutando. A pouco soube que um ligou para ele perguntando porque hoje eu entrei no ar somente às 6h e 45 minutos. Meu pai quer que eu ligue para o tal amigo explicando que nesses primeiros dias estamos buscando aperfeiçoar o programa, o que pode gerar algumas mudanças na ordem das coisas. Prometi ligar amanhã.
Olha pessoal, foram muitos dias de reflexões, entre a emoção e a razão, para eu estar hoje nesse novo desafio, dentro do campo profissional que escolhi, que é o jornalismo. O resultado não poderia ser melhor: estou serena, segura, confiante e muito feliz também por estar de novo em contato com meu Rio Grande do Sul através da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.