segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fim de Semana de Cultura Italiana

Foi muito bom voltar à Farroupilha, onde sempre fui bem recebida em minhas outras visitas, quando prestigiei eventos culturais e conheci de perto toda a riqueza e os anseios daquela região. Cheguei na cidade sexta-feira à tarde para acompanhar a abertura do XV ENTRAI - Encontro das Tradições Italianas, marcada para às 19h e 30min em Nova Milano, Distrito de Farroupilha. É uma festa muito bonita que resgata a história da imigração italiana desde a sua partida, o seu trajeto, até a sua chegada no nosso Rio Grande do Sul. De 08 a 17 de abril, a cultura desse povo é revivida através de desfiles, apresentações musicais, da gastronomia e do artesanato. Fiquei encantada com o tema desse ano: “Mulher imigrante: Saberes, Força e Fé ”. Minha natureza curiosa, também característica típica dos jornalistas, me impulsionou a querer saber tudo sobre essa escolha. Adorei quando soube que era uma maneira de homenagear a importante participação das mulheres na preservação da cultura italiana, exemplificando em cada palavra um pouco do muito que elas fizeram para a sua terra e sua gente. O “Saberes”, traduz as habilidades dessas mulheres, como costurar, lavar roupas; o eixo “Força”, destaca os vários trabalhos exercidos, como a colheita de uva; e a “Fé” mostra a religiosidade, desde o casamento até a morte.
Chovia muito na noite de abertura, mas nem mesmo o frio e a água tiraram o brilho do evento. O povo foi em peso assistir os discursos do Prefeito Ademir Baretta. Encontrei o deputado federal Mendes Ribeiro Filho e os deputados estaduais Maria Helena Sartori e Álvaro Boessio. O Vice-Prefeito Feltrin, que é meu amigo, ficou feliz que fui prestigiar o XV ENTRAI. O ponto alto do evento para mim veio do homenageado da noite, o padre de Farroupilha, que tem 93 anos. Lá pelas tantas, ele puxou um papel e começou a ler o seu pronunciamento. Quando todo mundo pensou que tinha terminado, ele saiu com essa: "Se vocês pensam que terminei de falar, estão enganados, ainda tenho muito o que dizer ”. Foi uma risada só e muitas palmas para o bem humorado religioso. Encerrada a parte oficial, fomos para o coquetel e em seguida para o hotel, pois não sou de ficar até tarde em festas, sempre durmo e acordo cedo. No sábado, eu e o Alexandre, que me acompanhava, almoçamos no restaurante Parque dos Pinheiros com o amigo Nestor Zanonatto, Secretário de Agricultura de Farroupilha, acompanhado de sua família e de Fernando Sebben, advogado, colega do Alexandre.O Turra, que é muito amigo do Zanonato, não sei como soube que eu estava em Farroupilha e ligou de Bruxelas para dizer que tínhamos que conversar sobre política! É que depois das eleições, me dei um tempo, mas os bons parceiros políticos estão sempre por perto! A tarde passei no Centro de Compras Farroupilha, lugar que tem malhas de boa qualidade e a preços bem acessíveis. O interessante é que, em algumas lojas, as pessoas lembravam de mim e foi uma festa - queriam saber da minha vida agora e tirar fotos de lembrança.
À noite fomos jantar no restaurante Antonielle, comida italiana, que é a minha preferida. O Lopes, sócio do restaurante nos buscou no hotel e nos levou de volta. A comida é muito gostosa e o local super aconchegante. Agora um detalhe importantíssimo, que é o hotel Di Capri. Adorei! Coisa de primeiro mundo. Um lugar moderno, bonito, limpo e com serviço de primeiríssima qualidade. O Genuíno Zucco, proprietário, é incansável. Ele passa querendo saber o que a gente precisa. Eu já viajei bastante, conheço lugares da Europa e dos Estados Unidos, Argentina e do Brasil também, mas em nenhum desses eu recebi o atendimento dos meus amigos farroupilhenses.
Domingo pela manhã, fizemos a rota dos vinhedos. A primeira parada foi numa degustação de queijos embutidos e aconteceu um lance engraçadíssimo. Havia muita gente escutando as explicações do dono do local e eu entrei no grupo bem quietinha para não atrapalhar. Fiquei parada atrás de um senhor, de maneira que discretamente pudesse apreciar aquele momento. Foi então que a mulher do proprietário, coloca os olhos em mim e diz: " Tu não é a a a a...Mônica Leal”? E eu, baixinho, falei que sim. Bah, ela, de onde estava, gritou para o marido que eu estava ali. Tiramos fotos, degustamos todos os queijos e fiz um tour pela queijaria. Saímos dali direto para a Cantina Di Paolo um lugar espetacular, eu diria, uma verdadeira cantina italiana como eu gosto, essa com direito a trilha sonora de música típica italiana, mas que era suave e nos deixava desfrutar de uma boa conversa. Domingo à tarde, depois desse belo passeio pela serra, pegamos a estrada de volta para a capital.
Alexandre, eu, Nestor Zanonato, sua filha Jéssica, esposa Edela  e  Nestor Filho com  Fernando Sebben no restaurante Parque dos Pinheiros



Com Nari Brentano, Giane Striecler e Suzana Bieglmeyer da loja
Qualittá no Centro de Compras Farroupilha

 
Álvaro e Marli Guerra proprietários da Queijaria Valbrenta no Vale dos Vinhedos

A Queijaria Valbrenta é um dos pontos mais saborosos do Vale dos Vinhedos

Cantina Di Paolo que fica no Castello Benvenutti entre Bento Gonçalves e Garibaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.