sexta-feira, 14 de maio de 2010

São Jerônimo, General Câmara, Canoas e Camaquã

Minha semana está corrida demais e, por conta disso, estou atrasada nas postagens do meu blog. Por favor, perdoem-me por essa falha, que vou tentar, na medida do possível, consertar, atualizando com informações. Aproveito o espaço para dizer aos meus queridos amigos de São Jerônimo e General Câmara que ter estado com vocês foi muito proveitoso e, que, em breve, postarei as fotos da minha passagem por essas duas cidades, onde acompanhei a candidata ao senado pelo PP, Ana Amélia Lemos.


Passando a semana a limpo:

A última segunda-feira foi intensa. Na primeira hora da manhã fui para a academia  para minha aula de ginástica (coisa que faço três vezes por semana) e de lá saí direto para participar da abertura do Primeiro Seminário de Direito Eleitoral. Fiquei muito contente por ter recebido o convite do advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, que é especialista em Direito Eleitoral e autor da obra “ Reforma Política: Inércia e Controvérsias”. Ele foi organizador desse evento, que teve como tema a reforma eleitoral. Esse é um assunto que me interessa demais, porque, embora as recentes alterações legislativas não tenham implementado uma profunda reforma, ainda assim, despertam dúvidas aos políticos que, como eu, buscam fazer suas campanhas dentro da lei das eleições - ainda mais agora que a internet é uma ferramenta poderosa como meio de propaganda eleitoral. À noite, eu estive em Canoas para um encontro com as mulheres progressistas, que tem uma liderança forte naquele município. A pauta da reunião foi as coligações para as próximas eleições e a atual situação de indefinição do partido, com uma demora que mais se parece com a gravidez de uma elefanta.  Para ser franca com vocês, eu queria muito que o PP tivesse um candidato próprio, mas não tem, porque não planejou isso. Claro que o PP tinha bons nomes, só que não investiu em ninguém. Com isso, eu desde o inicio me posicionei a favor da coligação com o PSDB, por uma questão de coerência e lealdade, pois, se fiz parte do governo, esse, na minha opinião seria o caminho mais correto.  

Terça-feira, eu passei o dia em reuniões. Estive na Câmara Municipal de POA e na sede do PP. É preciso acompanhar essas discussões internas do partido. Esse é um momento complicado e muito importante. Na minha opinião, o tempo está escasso e urge uma tomada de decisão.

Quarta feira, eu tirei a manhã para resolver coisas minhas.Tomei a vacina da gripe, fui ao dentista , oftalmologista, providenciei documentos que vou precisar nos próximos meses. Ao meio-dia, fui na Câmara de Vereadores encontrar com o Vereador João Antônio Dib para irmos juntos no almoço que o PP de POA fez para a nossa pré-candidata a Senadora, Ana Amélia Lemos. Minha nossa, o restaurante Copacabana estava completamente lotado! Eu adorei o almoço, começando que o local é dos meus preferidos, pois é a casa que melhor faz comida italiana na cidade, especialidade que eu gosto muito. Vou tanto lá que os garçons sabem que a entrada de berinjela ao óleo, é algo que não abro mão, jamais. Ana Amélia e eu sentamos lado a lado e o Vereador Dib na ponta da mesa nos acompanhando. Eu não conheço ninguém mais cavalheiro do que o senhor Antonio Dib.  Ele pensa em tudo e nos mínimos detalhes.Gosto de conversar com ele, porque sempre aprendo muito. Ele conhece muito de tudo, além de possuir uma vasta experiência política. Conheço-o há muito tempo. Ele e meu pai são grandes amigos e tiveram mandatos de vereador na mesma época. Lembro que, certa vez, meu pai, numa conversa com o Dib, falou que eles tinham a vida muito parecida e o Dib, de pronto, respondeu que havia uma coisa que meu pai saia ganhando. Todos ficaram silenciosos esperando conhecer qual era esse ganho e ele falou que o Pedro Américo tinha uma filha que ele queria ter. Desse dia em diante passei a me dedicar mais ainda para esse amigo que também é um exemplo para mim. Quando eu fui vereadora, solicitei que meu lugar no plenário fosse ao lado dele e nessa última campanha municipal eu fui ferrenha cabo eleitoral dele. No final do dia eu fui para Camaquã, onde participei de uma reunião com o Presidente do PP, a Presidente das Mulheres Progressistas e lideranças importantes daquela região. Cheguei muito tarde em casa e exausta, mas contente pela boa acolhida dos amigos progressistas.


Quinta, eu acordei às 6h como sempre faço, pois gosto de ler jornais, escutar as notícias e organizar a minha agenda, antes de sair para a rua. Estava sozinha na cozinha que é um lugar que eu adoro e onde coloquei ali uma imensa mesa antiga que é para esparramar minhas leituras enquanto tomo café. O telefone tocou e  escutei a voz do meu pai, que, muito sério, falou: "Minha filha, presta atenção e lembra sempre do que vou te falar agora: você tem um jeito militar de fazer política.Você faz política com a verdade e lealdade”. Ah, eu juro a vocês que comecei a rir que nem uma criança porque tinha feito de tudo para evitar meu pai nos últimos dias. É que  aconteceram algumas coisas no cenário político do RS que andaram me chateando. Achei que, se ele colocasse os olhos em mim, seria difícil esconder a minha mais nova desilusão com agentes políticos e pessoas em particular. Na verdade, eu queria poupá-lo. Mas doce ilusão a minha! Como pude me atrever a pensar que enganaria um gigante como Pedro Américo Leal? Só um coração de filha poderia imaginar isso. Pois não é que ele entrou em cena sem ser chamado e como sempre, fez uma analise perfeita de tudo? Olha, eu sou mesmo uma pessoa abençoada por ter, tão perto, um conselheiro que é uma lenda viva do Rio Grande do Sul. Agradeço a Deus pela presença do meu pai na minha vida política. Sei que, sem ele, seria mais difícil de entender as tais rasteiras políticas.

Bem, agora é pegar mais fôlego para trabalhar até o fim-de-semana, pois, hoje, sexta, muito cedo, eu peguei a estrada para o interior e cheguei a pouco em Erechim. A viagem foi boa, porém com cerração alta e muito movimento de caminhões, o que nos fez aumentar a cautela no percurso. Volto no sábado, quando já terei o que contar sobre mais esse roteiro pelo interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.