sexta-feira, 19 de março de 2010

Toque de Acordar

Tenho madrugado para conseguir dar conta da minha agenda de viagens pelo interior do Estado. Nessas últimas semanas estive em várias cidades acompanhando e fazendo a abertura dos Seminários de Capacitação da LIC. Para cumprir esse compromisso em Passo Fundo, às 5h da manhã, eu já estava na estrada. Não tinha como ir um dia antes, como é o ideal e, sempre, na medida do possível fazemos na Secretaria da Cultura. Mas, em função da minha intensa agenda na capital, não sobrou alternativa, se não essa de madrugar. Minha nossa, quanto caminhão na estrada! Nunca vi tanto movimento assim, mas chegamos. O evento da LIC reuniu 150 participantes, público recorde nas edições realizadas em 2010 pelo interior. Além disso, mobilizou 17 municípios próximos, o que confirma seu sucesso e seu reconhecimento. Conseguimos despertar artistas, produtores e dirigentes culturais para acompanharem o seminário, que tem como objetivo qualificar e agilizar a tramitação dos projetos culturais que buscam recursos através do Sistema de Financiamento Cultural do Rio Grande do Sul. Todos que desejam utilizar o Sistema LIC e procuram o seminário são levados a conhecer a proposta, que é aperfeiçoar, desde a formatação dos projetos até a prestação de contas.

Quando falei, olhei a platéia que lotava o auditório e estava atenta as minhas palavras e mais uma vez senti uma enorme satisfação por fazer essa caravana cultural pelo interior do Estado. O Coordenador da LIC, Fábio Rosenfeld, e o assessor técnico, Rafael Balle são um orgulho para mim. Que jovens competentes e compromissados com a coisa pública. Eles se doam, são disponíveis e bem humorados. Eu costumo brincar com os dois que eles são que nem Bombril, pois fazem mil e uma coisas ao mesmo tempo e sempre de bem com a vida.

Depois do evento, tive uma audiência com o Reitor da Universidade de Passo Fundo, Rui Getúlio Soares, onde falamos sobre educação e cultura. O reitor é um homem de visão panorâmica, pois investe na qualidade do ensino em uma estrutura de primeiro mundo para os estudantes. Ganhei várias lembranças do reitor e uma em especial me chamou a atenção: uma cuia muito linda com o nome da universidade. O Secretário de Desporto e Cultura, César Augusto Azevedo dos Santos, foi o meu cicerone. Ele também é professor de rádio na Faculdade de Jornalismo. Gostei de conversar com ele, pois temos em comum o amor por esse segmento de comunicação.

Saí dali e fui para a prefeitura, onde o prefeito, Airton Lagaro Dipp, me aguardava. Tomamos um café e colocamos os assuntos em dia, o que, claro, girou em torno das eleições de outubro. Voltei a tarde mesmo para Porto Alegre, porque, como é de costume, tinha muito trabalho na Secretaria.

Com o Secretário de Cultura do município, Cézar Augusto dos Santos, e o prefeito de Passo Fundo, Airton Lângaro Dipp

Reitor da Universidade de Passo Fundo, Rui Getúlio Soares

Momento em que o Reitor me presenteou com uma cuia muito bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.