terça-feira, 9 de março de 2010

Roteiro de viagem 1

Primeira parada: Caxias do Sul

Depois de passar cinco dias viajando pelo interior do Rio Grande do Sul, estou de volta a POA, minha cidade. Eu sempre falo que viajar é preciso, mas voltar é sempre maravilhoso. Nessa semana que passou, meu roteiro foi intenso. Saí na quarta-feira para Caxias do Sul onde participei da Festa da Uva e assinei um convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura, e seu Instituto Estadual de Cinema (Iecine), e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, que vai promover através da TV Câmara, canal 16 da Net, a exibição de filmes gaúchos, sem custo, no programa Sessão Película. Este convênio busca a maior divulgação e circulação do nosso cinema, conscientizando a comunidade para a valorização da produção local e não só do que vem de fora. É um compromisso da Secretaria promover a cultura gaúcha, identificando as possibilidades e as necessidades culturais de cada região, e isso, certamente inclui o público caxiense.

Lá chegando, fui recebida pelo presidente do legislativo caxiense, Harty Moisés Paese, que, por sinal, quero registrar que é um cidadão educadíssimo e muito simpático. Também estava conosco o Coordenador da TV Câmara de Caxias do Sul, Luis Cláudio Farias, um profissional da comunicação, atuante e disponível; e o conselheiro do Tribunal de Contas, Dr. Victor Faccioni, que é amigo de longa data do meu pai. Me acompanhou nesse evento o famoso Ivo Czamanski, Diretor do Iecine. Para quem não está lembrado, Czamanski é um fotografo reconhecido e premiado no mundo do cinema, que eu tenho o orgulho de contar como diretor na Secretaria de Estado da Cultura. É que lá é assim mesmo, as diretorias são ocupadas por técnicos especializados e expoentes.

Após a cerimônia, seguimos, juntamente com o prefeito José Ivo Sartori e autoridades locais e estaduais, para o coquetel de confraternização onde celebramos o sucesso da Festa da Uva 2010. Muito políticos compareceram e foi grande o número de pessoas que se deslocaram de várias regiões do Estado para prestigiar a festa. Caxias aproveita com muita inteligência este período da Festa da Uva, que gera parcerias e negócios, e realizou um encontro de câmaras municipais da região, onde trinta municípios debateram questões importantes para as suas comunidades. Inclusive o presidente da Câmara de Porto Alegre estava lá.

Em tempo: Fico sempre comovida com as manifestações populares que recebo das mais diferentes formas. Neste evento, fui abordada inúmeras vezes por pessoas que eu não conhecia, mas que acompanhavam o meu trabalho e queriam tirar fotografias comigo para guardar de lembrança.

Assinatura do convênio possibilitará exibição de filmes gaúchos na TV Câmara.

Harty Moisés Paese, assinando a parceria entre SEDAC, Iecine e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.