sábado, 20 de março de 2010

Colocando as postagens em dia

Em função do roteiro cultural que estou fazendo no interior, com mais um Seminário da LIC, em Ijuí e com a assinatura do ato de tombamento da Capela do Colégio Verzeri, em Santo Ângelo, além de outra viagem no final de semana que passou, estou sem conseguir escrever para o blog com as notícias “fresquinhas”. Então, com calma, irei postando as minhas impressões sobre as viagens e os significativos eventos e projetos culturais que conheci nos municípios onde tenho passado.

São Chico Mais Cultura

Estive presente no I Fórum Municipal de Cultura de São Francisco de Assis, que aconteceu dia 17, no Centro de Cultura e Eventos Franklin de Carvalho. Esse convite me foi feito durante a Rua da Cidadania em Santiago, em dezembro do ano passado – é incrível como nascem coisas importantes cada vez que eu vou à Santiago. Lá, com a equipe da cultura, trabalhando as nossas oficinas e apresentações, fui procurada pelo Herton Couceiro, Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Assis, que muito educadamente, falou que acompanhava e admirava meu trabalho na cultura e pediu, com muito entusiasmo, a minha presença na iniciativa que o município estava organizando.

No início de 2010, já frente a uma extensa agenda que me esperava durante o verão, pois o RS tem muitas atividades culturais nesse período, e também frente a minha saída da Secretaria em final de março, sabia que muitos convites que viessem eu não conseguiria atender, por mais vontade e comprometimento que tivesse. Então, minha assessora, Isabel Nardes, que cuida muito da minha agenda pelo interior do estado, ligou para o Herton e perguntou se poderíamos mandar outra pessoa do quadro para falar no fórum, ao que ele respondeu que de jeito nenhum; que queriam a minha presença no município, nem que tivessem que trocar a data do evento. Decidi criar um verdadeiro planejamento estratégico para poder atender essa agenda intensa.

A forma que encontrei para cumprir alguns compromissos mais distantes de Porto Alegre, ou que ficaram com tempo curto para chegar, é ir de avião até o aeroporto mais próximo da cidade que me aguarda. Estou fazendo agendas bem produtivas, otimizando o máximo meu tempo e atendendo as comunidades que me solicitam.

Assim, chegando a São Francisco de Assis, via aeroporto de Santa Maria, fiquei impressionada pela recepção que tive, surpreendida por trezentas pessoas no auditório. Uma mega recepção. Colégios e instituições, autoridades, lideranças, mulheres e crianças lotaram o local e fui brindada por uma apresentação de dança da Escola de Educação Especial. Estavam presentes o Prefeito Jorge Ernani da Silva Cruz , o vice-prefeito, Ademar Frescura e a Secretária de Educação e Cultura, Maria Jaci Bittencourt e o vereador e Presidente da Câmara de Vereadores, Horácio Brasil, que fizeram parte da mesa de abertura do encontro. Um fato interessante: o prefeito na sua fala agradeceu a governadora por liberar a sua secretária e que eles seriam eternamente gratos por isso. Quando terminei a minha palestra e me despedi, fui novamente surprendida, agora na saída, com pessoas do lado de fora do auditório, que queriam tirar fotos comigo.

É muito bom quando um município nos recebe de forma tão atenciosa e tão sincera e nos dá oportunidade de formação de vínculo, quando há sintonia de ideias. Nesse caso, posso dizer que São Chico me deu um abraço e eu consegui retribui nas horas em que lá estive. Fui para participar do I Fórum Municipal de Cultura, mas para mim a ida até lá representou muito mais.

Apresentação Artística da Escola de Educação Esécial do Município de São Francisco de Assis.

A Secretária de Educação e Cultura de São Francisco de Assis, Maria Jaci Vilanova Bittencourt e o organizador do evento, Herton Couceiro, me entregando uma cesta.

Com as pessoas do público que estavam assistindo a minha palestra e que ao final pediram para tirar fotos comigo.

Sandra Isabel de Lima Nunes, do Instituto de Educação Salgado Filho, me entregando um livro de sua autoria.

Com os alunos do Centro de Referência de Assistência Social de São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.