segunda-feira, 22 de março de 2010

Maratona Abençoada

Fizemos uma verdadeira maratona para atender os dois eventos em Ijuí e Santo Ângelo. Saímos, eu e a minha assessora Isabel Nardes, quinta-feira, de avião, no vôo das 20h20min, com escala em Santa Maria e depois parada final em Santo Ângelo, onde nos aguardavam a Maria Beatriz Kother e a Leonor Schwartzmann.

Na viagem, fui colocando os assuntos em dia com a Isabel. Somos amigas há muitos anos e hoje ela trabalha comigo atendendo as demandas do interior. A Isabel é uma mulher delicada e forte ao mesmo tempo. Suave na maneira de falar, porém posicionada e com atitude. Já passou por grandes desafios e venceu todos com bravura e elegância. E foi num desses momentos que eu a convidei para trabalhar comigo e ela aceitou. Desse dia até hoje, muita coisa aconteceu e a vida dela mudou por completo e está feliz como nunca. Quando eu falo que o trabalho é a melhor terapia, tenho mesmo razão. Chegamos as duas no hotel super cansadas. No outro dia às 7h, estávamos na estrada rumo a Ijuí para a abertura de mais um seminário da LIC. O prefeito Fioravante Batista Ballin fez uma bela manifestação de contentamento com o evento. Disse que era a primeira vez que as cidades sentiam-se confiantes na LIC. Registrou que a Secretaria da Cultura tinha um diferencial, que era priorizar o atendimento aos municípios e isso a tornava especial. O seminário teve muitas pessoas na plateia e enorme cobertura da mídia escrita e falada. Depois, participei de uma coletiva de imprensa. Mais tarde, fui conhecer a antiga estação férrea, que é um prédio que a prefeitura quer transformar em espaço cultural. Almoçamos com um grupo de lideranças políticas locais. Mas não pudemos nos demorar: em seguida já pegamos a estrada de volta à Santo Ângelo para o importante Ato de Tombamento da Capela Verzeri, que passa a ser Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul e o primeiro bem tombado do município.

A cerimônia na capela do Colégio Teresa Verzeri foi muito bonita. Estavam o prefeito Eduardo Loureiro, o Bispo emérito da Diocese Angelopolitana, Dom Estanislau Kreutz, a Irmã Zélia Combranel, vice-presidente da Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, a diretora do educandário anfitrião, Irmã Nadir Peruzzi, as vereadoras Zilá Andres e Lenir Diel e a comunidade escolar. Na abertura, o hino nacional maravilhosamente interpretado por um trio de cantores que são professores e alunos do colégio. As freiras deram o seu toque de religiosidade com orações, canções e um breve histórico sobre a capela tombada. Adorei que ganhei de presente das irmãs uma estatueta da Santa Tereza Verzeri, e, para não perder o momento, eu pedi ao bispo que abençoasse aquela imagem sagrada, e ele, na mesma hora, atendeu ao meu pedido, o que me deixou muito feliz, pois sou uma católica praticante com muita fé. E, aqui, aproveito para compartilhar um sentimento que tive enquanto escutava os nossos hinos na capela: me sinto uma pessoa iluminada por Deus, que sempre me concede oportunidades abençoadas, como esse evento. Há poucos dias atrás eu estive reinaugurando o auditório Tereza Verzeri do Colégio Medianeira da cidade de Santiago, de irmãs da mesma congregação. Tudo aconteceu naturalmente, nada foi programado, e mais uma vez eu estava ali, perto de Santa Tereza Verzeri.

Voltando a terra: Depois da cerimônia, fui conhecer o memorial que conta toda a trajetória das freiras da congregação e sua história ligada à Santo Ângelo. Fiquei impressionada com a riqueza do acervo. Aprendi muito conhecendo aquele espaço. Depois, um coquetel foi servido e aproveitei para conversar mais com as irmãs, professores, funcionários, alunas e pais. Foi tão bom! Rimos, tiramos fotos e, na hora da despedida, recebi vários pedidos para retornar a Santo Ângelo.

Olha, quero compartilhar um segredo com vocês que me acompanham através do blog: olhando para trás, posso dizer que as minhas andanças pelo interior, as cidades que conheci, as amizades que fiz, hoje ocupam um lugar especial no meu coração e sei que sou outra mulher por conta disso.

Em tempo: quero registrar sobre as minhas duas anfitriãs em Santo Ângelo: a minha diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, Maria Beatriz Kother, natural da cidade, que é uma gestora extremamente capacitada e pessoa de grande coração, que dá conta de todas as suas funções técnicas, e vai sempre além, preocupada com o todo, com os detalhes, contribuindo com a minha atuação, acompanhando a minha agenda e trabalhando para que ela seja a melhor possível; e a minha amiga de longa data, Leonor Schwartzmann, grande colaboradora das causas do patrimônio histórico, voluntária do Iphae, que foi minha colega no Colégio Bom Conselho e até hoje ainda convivemos, através também da amizade dos nossos maridos. A presença e o conhecimento delas nessa agenda de Santo Ângelo, fizeram a diferença.

Com o Bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo, Dom Estanilau Kreutz, a Vice-presidente da Congregação Irmãs Filhas do sagrado Coração de Jesus, Irmã Zélia, Prefeito Eduardo Loreiro, eu, a Diretora do IPHAE, Maria Beatriz Kother e a Diretora do Colégio Verzeri em Santo Ângelo, Irmã Nadir Peruzi.



Assinatura do ato de tombamento.


Pessoas que foram prestigiar o evento.


O coral do Colégio Verzeri.


Recebendo das mãos do prefeito lembranças cidade de Santo Ângelo.


Ganhei de presente das irmãs uma estatueta da Santa Tereza Verzeri.



Conheci o Memorial acompanhada pela Irmã Fernanda.


Irmãs e funcionárias do Colégio Verzeri.


Com as alunas do Colégio Verzeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.