quinta-feira, 11 de março de 2010

Ainda Santiago

Houve momentos na minha agenda de Santiago que foram muito especiais e que serão inesquecíveis. E basta olhar as fotos que as lembranças voltam: as pessoas, as conversas e as manifestações afetuosas. As imagens de quem esteve perto e dos locais por onde andei, tudo volta. Tudo! Minha agenda foi intensa na cidade e, acompanhada pelo meu amigo e advogado, Ruy Gessinger, estive visitando o Hospital de Caridade de Santiago, onde conheci as novas instalações do centro de hemodiálise, que contou com o apoio financeiro do governo Yeda Crusius. Tomamos um verdadeiro café colonial que foi carinhosamente preparado pela equipe das competentes funcionárias que têm um dom que eu não tenho: cozinhar. Que inveja! Nesse encontro, fomos recepcionados pelo Dr. Irmo Sagrilo, Dra. Iara Sagrilo, Dra. Sônia Nicola, da direção do hospital, e pelo administrador Ruderson Mesquita Sobreira. Na conversa, pude constatar o comprometimento da instituição com a saúde do povo santiaguense e a grande dedicação dos médicos e funcionários com os doentes. Fiquei encantada com o que vi e quero dizer pra vocês que o Hospital de Caridade de Santiago está no mesmo padrão do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. Aproveitei também e visitei a Naíse Quartieri, que não conhecia pessoalmente, só de nome, mas já sabia que é uma pessoa muito querida por todos os santiaguenses. Ela estava hospitalizada se recuperando, e agora, felizmente, está em plena forma.

Estive no escritório do Dr. Valdir Pinto, advogado muito conhecido da cidade. Minha nossa, que cabeça brilhante! Conversamos por um longo tempo sobre cultura, livros e política. Fiquei impressionada com a biblioteca que ele tem, nunca vi tantas obras raras em um acervo particular. Eu, que adoro livros, acho que ficaria lendo completamente perdida no tempo.

Ah, Seu Gibelino, o grande amigo do meu pai e agora meu também. Estive com ele e a sua família. Vocês podem imaginar que cheguei lá e tinha uma verdadeira festa gastronômica me esperando: pasteizinhos doces e salgados, empadinhas e bolinhos. Tudo especialmente preparado para mim, nem acreditei! A filha de Seu Gibelino falou que o seu pai tinha convocado toda a família para organizar esse nosso encontro. A esposa de Seu Gibelino, que é uma senhora muito mimosa, contou que eles estavam me esperando desde muito cedo e me levou para conhecer o jardim e a horta.

Saí da Casa de Seu Gibelino e fui voando para o Sindicato Rural, onde o Ruy já me aguardava com o presidente Sandro Madeira Cardinal. Participei de uma reunião com a Comissão Organizadora da 2ª Expocipó, liderada pelo presidente Alcides Meneghini e o prefeito Osvaldo Froner. Eles apresentaram o projeto do próximo evento da cidade, que é muito interessante, porque oportuniza palco para os talentos artísticos da região. Nesses momentos dá para constatar o empenho das cidades do interior pelo desenvolvimento da sua economia. Também conversei com a diretoria e funcionários do Sindicato Rural e reforcei mais uma vez a minha vontade de lutar pelas necessidades do homem do campo.

Conheci o famoso posto de gasolina Macarrão. Eu fiquei feliz da vida de tomar um café com o dono do posto, senhor Luiz Martins (popularmente chamado Macarrão), e seus funcionários. Pelo que sei, esse é um hábito de muitos dos santiaguenses. Agora, a surpresa mesmo ficou por conta da faca que eu ganhei dele. Conforme reza a tradição quem ganha esse objeto de presente deve, em troca, dar uma moeda para não perder o amigo, e foi o que fiz.

Fiz questão de procurar o casal amigo, Dr. Aléssio e sua esposa, proprietários do Hotel Viero. Chegando lá, tomamos um bom chimarrão e conversamos demoradamente sobre os últimos acontecimentos da política.

Também estive na Barraca Missões, que é uma agropecuária. E agora vou contar uma coisa que aprendi nas minhas andanças pelo interior: esses espaços são verdadeiras faculdades veterinárias. Sim, é isso mesmo. Porque nelas é que se aprende tudo!

Na Câmara de Vereadores de Santiago, fui recebida pelo presidente da Câmara, Vereador Davi Vernier, do PP, e outras lideranças políticas. Fiquei muito contente por esse convite, pois, como fui vereadora de Porto Alegre, tenho muito apreço pelas casas legislativas, pois é ali que atendemos o povo.

O almoço foi na Churrascaria Santiaguense, um ambiente acolhedor e de comida maravilhosa. O dono, um senhor super simpático, nos atendeu muito bem. A conversa durante o almoço foi animada e girou em torno do 11º Aberto Santiago de Tênis. Fiz um tour com ele pelo local e pude conhecer, ao lado, o estúdio de tatuagem do seu filho.

Depois, havia entrevistas marcadas na Rádio Verdes Pampas com Rafael Nemitz, que por sinal é uma pessoa sempre disponível nas minhas visitas à Santiago; e na Rádio Santiago, com Paulo Pinheiro. Fiz uma retrospectiva desses três anos em que comandei a Secretaria da Cultura, o que foi extremamente importante para mim, pois ganhei uma experiência que vou levar para toda a vida.

Café da manhã no Hospital de Caridade de Santiago com o meu amigo Ruy Gessinger, com Dr. Irmo Sagrilo, a Dra. Iara Sagrilo, a Dra. Sônia Nicola e o administrador Ruderson Mesquita Sobreira.

Com as meninas que prepararam o maravilhoso café.

Com o Dr. Valdir Pinto na sua biblioteca.


Ganhando livro do poeta e escritor Froilan Oliveira.

Seu Gibelino e esposa.

No Sindicato Rural de Santiago.

Com o grupo que participou da reunião no Sindicato Rural.

Fui presenteada por Fabiano Vicente com um boné.

O presente do Seu Macarrão.


Com o advogado e pecuarista Ruy Gessinger, o Drº Aléssio Viero e esposa no Hotel Viero.

Com Amanda Beltrão da Barraca Missões.


Na Câmara de Vereadores com Rodrigo Neres e Simone Vernier, do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Santiago.


Com lideranças políticas na Câmara Municipal.

Recebendo um livro do escritor e compositor Miguel Cadaval.

Almoço na churrascaria Santiaguense com os amigos: Drº Ribeiro, Dr. Ribeiro Filho, o blogueiro Vanderlei Machado, Ruy Gessinger, Seu Gibelino e filho, mais o jornalista Leonardo Rosado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.