quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Hoje é o Dia Mundial do Rádio





O rádio é o meu veículo de comunicação preferido. Não vivo sem ele. A primeira coisa que faço ao acordar,  é liga-lo. O rádio é democrático, é acessível, informa em tempo real, entretém e educa.
Além de ouvinte fiel, em 2011 tive a oportunidade de estar do outro lado, no estúdio, em frente ao microfone, ao fazer parte da equipe da rádio Pampa AM, no programa Pampa Bom Dia. Durante seis meses, atuei todos os dias, até nos feriados. Acordava às 4h, preparava minhas pautas, conferia os acontecimentos do dia e saía de casa às 5h, para às 6h da manhã, junto com o radialista Nilton Fernando, levar notícias comentadas aos gaúchos. 
Foi uma experiência maravilhosa e inesquecível. 
Não posso deixar de registrar que tive dois mestres nas cadeiras de rádio durante meu curso de jornalismo na PUC: os professores Magda Cunha e João Brito de Almeida
Agora, como vereadora, mato as saudades em entrevistas e participação em programas que me convidam. Este ano já foram três, na Band AM, no Hora Israelita e Manhã Bandeirantes e na Guaíba AM,  no Esfera Pública. 
Já está agendada minha participação no Galpão do Nativismo da Gaúcha, comandado pelo Dorotéo Fagundes, no programa de 03 de março próximo. Hoje mesmo, recebi telefonema do Milton Cardoso, do Band Repórter para eu comparecer no seu programa na sexta-feira, às 22h, ainda a confirmar.
Exaltando então a data, pesquisando, encontrei esses números que são impressionantes:  o rádio é ouvido quase por 95% dos habitantes da Terra, atualmente. No Brasil,  está presente em 88% dos lares brasileiros e tem 9, 4 mil emissoras em funcionamento, segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). 
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones. 
Aproximadamente 80% das emissoras do País já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores, fazendo parte da cultura dos Brasileiros.
E para quem não sabe, o rádio foi introduzido no país pelo porto-alegrense Padre Landell de Moura, através de experimentos com ondas eletromagnéticas, nos primeiros anos do século 20.

Dados: Blog + Jornal Caderno 7









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.