domingo, 9 de dezembro de 2012

Cooperativa de Natal



Foi um sábado que ficará na minha lembrança para sempre. É que, acompanhada da Martina e da Marcela, montei a árvore de Natal aqui de casa. Eu havia planejado esse dia já fazia um bom tempo, pois queria que fosse algo muito especial e que daqui para a frente ficasse como uma tarefa minha com as meninas. 
Valeu a pena esperar e até mesmo atrasar a montagem do nosso pinheiro, porque elas curtiram cada momento como se fosse mágico e eu pude desfrutar desse doce encantamento das pequenas.
Para tudo dar certo, eu me organizei nos detalhes. No início da semana, comprei a árvore e deixei na entrada da casa. Depois, peguei da última prateleira da despensa da área de serviço, uma mala  de enfeites antigos e selecionei o que era inquebrável. Com isso, fiz a relação do que faltava e fui ao Centro comprar. 
O objetivo era encontrar adornos bem coloridos, que também não quebrassem e de fácil colocação para as crianças. Eu queria que a participação delas fosse total.
Feito isso, foi só ligar para as respectivas mães e combinar o dia dessa nossa grande empreitada. A Juliana e a Fernanda adoraram a ideia e sugeriram que fosse nesse sábado - e assim elas teriam uma bela folga.
Então, Martina e Marcela já chegaram animadíssimas por saberem que passariam o dia juntas. Tagarelaram o almoço todo. Esperei que comessem a sobremesa para contar do programa da tarde. Foi uma folia e tanto quando pedi que escolhessem o lugar que ficaria a nossa árvore. 
Depois de muitas mudanças, decidimos que ficaria no fundo da sala de visitas, perto da abertura que dá para a sala de jantar.
Começamos então a operação de enfeitar os galhos do pinheirinho de Natal. Da abertura das embalagens dos enfeites à limpeza do local, elas participaram ativamente de tudo.
Ver o brilho nos olhinhos e o sorriso estampado naquelas carinhas, escutar os gritinhos de satisfação  quando penduravam as bolinhas, assistir a parceria delas e o cuidado que uma tem com a outra, foi simplesmente maravilhoso.
Penso que compartilhar a tradição familiar, as coisas boas e educativas da vida, as ações que geram resultados benéficos, estimular o fazer e o agir, valorizando o trabalho, são coisas muito importantes para o crescimento do ser humano. 
Ah! Nem preciso dizer, a árvore ficou linda!  

O pinheiro pronto no canto da sala escolhido 
pelas meninas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.