terça-feira, 18 de maio de 2021

Projeto pelo bem-estar das meninas

Talvez a sociedade em geral não saiba, mas um dos motivos de falta às aulas e do consequente baixo rendimento escolar das adolescentes é causado pela falta de absorventes. Muitas não possuem condições financeiras para adquirirem o produto. Aí está o foco do meu projeto: auxiliar para que isso não mais aconteça com as alunas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Destaco a manchete e a matéria da jornalista Kelly Matos em GZH divulgando a proposta.


Vereadora propõe distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda em Porto Alegre

Um projeto protocolado junto à Câmara de Vereadores prevê distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda da rede municipal de ensino de Porto Alegre. A autora é a vereadora Mônica Leal, do Partido Progressista.
O texto orienta que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faça a distribuição dos absorventes higiênicos em quantidade necessária às estudantes em situação de vulnerabilidade. A distribuição estaria vinculada preferencialmente ao Programa Saúde na Escola. 
À coluna, a vereadora, que já foi presidente da Câmara, explica que o objetivo é contemplar meninas que não possuem condições financeiras para adquirirem o produto, que, muitas vezes, perdem mais de 45 dias por ano letivo por não frequentarem as aulas em determinados dias por falta do absorvente, prejudicando o rendimento escolar.
A ONU estima que uma em cada dez meninas perdem aula quando estão nesse período.  
O tema "pobreza menstrual" vem ganhando atenção no mundo inteiro, especialmente por conta dos prejuízos às meninas em idade escolar. O assunto foi abordado no documentário "Absorvendo o Tabu", premiado com o Oscar em 2019.
Em 2014, a ONU reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. No mundo, o dia 28 de maio é utilizado para lembrar iniciativas globais pela dignidade menstrual de meninas e mulheres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.