terça-feira, 10 de julho de 2018

Visita especial a ALA 3 da Aeronáutica


Estive na manhã desta terça-feira, numa visita à Base Aérea de Canoas. O convite foi feito à Presidência da Câmara de Porto Alegre. Juntamente com meus colegas vereadores, Valter Nagelstein e Comandante Nádia fomos muito bem recebidos pelo Comandante da agora Ala 3, antes chamada de 5º Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, o Brigadeiro do Ar, Arnaldo Silva Lima Filho.
Lá assistimos uma explanação do Comandante sobre o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica 2016/2041, o PEMAER, que propõe a articulação e a reorganização da estrutura institucional, mirando o futuro no que tange ao crescimento populacional, transformações do país e da sociedade, fluxo aéreo, tecnologia e necessidades da própria instituição, de aparelhamento à pessoal.
A missão síntese da Aeronáutica é integrar a Nação e manter a soberania no espaço aéreo brasileiro com vistas à defesa da Pátria e a partir disso uma série de operações e ações se estabelecem. São mais de 8 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo onde a Aeronáutica realiza a defesa e o controle, mas que se expandem para 22 milhões, num perímetro internacional além-mar. Também, foi lembrada a atuação no transporte de presos de alta periculosidade e líderes de facções transferidos, é a Operação Pulso Firme, que inclui mobilizações interagências, envolvendo as bases de diferentes estados quando isso ocorre. Percorremos as dependências da Base Aérea e, ao fim, conhecemos o simulador do caça F5. Sempre que vou à Base Aérea de Canoas recordo um dia especial da minha vida pública, que foi quando recebi o Título Honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, em 2015.









   Fotos: Leonardo Contursi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.