quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A Confraria das Amigas de Torres


Faço parte de uma confraria formada só por mulheres, e esta semana tivemos um encontro festivo para comemorar os aniversários de setembro e outubro. O meu foi em 1º de setembro, então, estava mais que incluída nessa agenda pessoal e intransferível.
Essa confraria, formada por mais de trinta amigas de uma turma que se conhece há mais de 40 anos, nasceu por um elo e um interesse comum a todas: o amor pela praia de Torres.
Somos de gerações próximas e compartilhamos da tradição de veranear em Torres desde crianças, fazendo parte das primeiras famílias gaúchas que foram fazendo suas casas e fincando bandeira nas areias, que, naquela época, testemunhavam veraneios de três meses, que iniciavam nas festas de dezembro e iam até março, quando começavam as aulas. A bela Torres fez todas nós seguirmos veraneando lá, recebendo os nossos filhos, que também se criaram e brincaram juntos, mantendo aquele costume tão saudável e tão esperado a cada fim de ano.
Mas, o tempo passou e a cidade de Torres foi mudando. O crescimento imobiliário dos últimos anos foi enorme. Começamos a ver edifícios altíssimos e o cenário se transformando. Isso fez algumas de nós preferirem veranear em Santa Catarina, mas a saudade foi grande e elas já retornaram para Torres, onde o nosso “QG” especial e afetivo é a beira da praia.
Em Porto Alegre, mesmo com a vida tão corrida, sempre nos reunimos para manter Torres viva em nossos corações e porque, juntas, desejamos e atuamos para sua preservação. Para isso, além dos encontros frequentes da Confraria das Amigas de Torres, funcionamos a mil num grupo de WhatsApp, onde nos ajudamos mutuamente, onde tudo se discute e tudo se combina: informações úteis, novidades, dicas, as ações da prefeitura, do IPTU à ciclovia, quem vai no próximo feriado, etc., bem como a divulgação de eventos interessantes e de ações beneficentes em que nos envolvemos aqui. O que sei, junto a essas mulheres maravilhosas e engajadas, é que a dedicação de cuidar da nossa querida Torres é motivada por algo maior chamado amizade, sentimento que se sobrepõe a qualquer coisa.



As fotos traduzem o clima do encontro festivo e a entrega dos presentes às aniversariantes







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.