Projetos

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Biblioteca Pública do Estado


Boa tarde

Pesquisas mostram que a criança que tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor e se comunica melhor de forma geral.
Após oito anos atendendo ao público na Casa de Cultura Mario Quintana, a Biblioteca Pública do Estado volta para a antiga sede da instituição, o casarão da Rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Em minha gestão como Secretária da Cultura, no Governo Yeda Crusius (2007 a 2010), fui responsável pela priorização da restauração da Biblioteca Pública do Estado em seu prédio histórico, integrante do Patrimônio Cultural Brasileiro e Rio-Grandense. Para a restauração total, foi necessária a remoção e acondicionamento de todo o acervo bibliográfico.
A Biblioteca passou, então, a funcionar em espaços disponíveis na Casa de Cultura Mário Quintana. Sendo esses espaços exíguos, não foi possível a disponibilização plena do acervo. Muitos livros ficaram encaixotados para sua proteção, especialmente as obras raras. Diante deste fato, decidiu-se por não adquirir acervo permanente enquanto não se tivesse espaço para disponibilizá-los ao público.
Esta foi realmente uma vitória da Secretaria da Cultura, pois outros órgãos da administração direta solicitaram o prédio, entretanto a Governadora foi sensível ao apelo da Cultura justamente por saber da importância de seu complexo bibliográfico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário