quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Minha admiração a todos os mestres

Hoje é Dia do Professor e quero falar sobre esta importante data que nos faz lembrar e refletir sobre este profissional indispensável para toda sociedade e todo país que almeja se desenvolver e evoluir.
A trajetória escolar é algo sempre importante e marcante na vida da gente. Mas só possível trilhá-la porque nela encontramos os professores.
Muitos ficam guardados na nossa mente e no nosso coração para a vida inteira.
E porque não os esquecemos? Porque quando somos crianças são eles que depositam sementes que vão nos dar as mais diferentes bases, que vão nos despertar para a vida, que nos ensinam a ler e a escrever, que nos corrigem e nos fazem acertar, que vão nos ajudar logo em seguida a fazer escolhas, inclusive a da profissão que vamos seguir, que nos mostram muitos caminhos por onde ir, porque nos doam uma coisa preciosa que é o conhecimento.
Todos sabemos que país que valoriza e reconhece a importância de seus professores é país desenvolvido, é país que sabe que a educação é o chão da sua sustentabilidade, da sua identidade e da qualidade de vida de seus habitantes, que, educados formalmente, serão seres mais conscientes.
Os nossos professores brasileiros, em especial, são mestres na arte de superar desafios, presentes em todos os meios onde atuam, seja nas escolas infantis, básicas, superiores ou técnicas, nas comunidades, nos presídios, dentro de indústrias, tanto no exercício cotidiano de sala de aula, no próprio espaço educativo, quanto no enfrentamento de dificuldades e questões inerentes à profissão.
E aí entram os baixos salários, a excessiva carga horária, o crescente problema da violência dentro das escolas e uma gama de situações que alteraram muito o papel do professor nos últimos tempos.
Hoje, mais do que nunca professor é pai, mãe, assistente social, psicólogo, mediador de conflitos, conferidor de limites, vítima de um sistema que tem que ser revisto de forma urgente em nosso país, onde, como reflexo de todo esse conjunto não tão harmonioso, os índices educacionais figuram na maioria das vezes no final das listas avaliativas.
Ser professor é doar-se o tempo todo ao outro e para o coletivo; é transmitir conhecimento, é estudar constantemente, é preparar o conteúdo das aulas.
É uma profissão que exige entrega constante na tarefa de fazer o outro aprender e refletir. Que é a base de todos os ofícios, afinal um ofício é algo que se ensina e por traz deste ensinar há sempre um mestre.  
O professor representa uma constante fonte motivadora para seus alunos. O bom professor é aquele que está sempre se atualizando, se especializando, mesmo que por muitas vezes seja por sua busca particular, feita em meio aos livros, noite e dia.
Frente a isso, a sociedade e, principalmente, o poder público devem se convencer de que necessitam de professores bem preparados e capacitados para que a educação melhore. Por isso têm que ser parceiros destes durante a caminhada diária e no amparo de suas carreiras.
Toda pessoa que trabalha com educação está ajudando a formar cidadãos que vão construir o futuro da sociedade e do país em que vivem, e isso é mais do que importante.
Hoje e sempre, minha admiração e gratidão e respeito aos mestres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.