sábado, 27 de agosto de 2011

Um olhar sobre o Festival de Cinema



Sempre recebo muitos e-mails sobre as postagens que faço no meu blog e também dos meus comentários no programa “Pampa Bom Dia”.
Dentro do possível, respondo a todos, por vezes demoro um pouco mais, o que não significa descaso e sim que algumas mensagens precisam de mais tempo.
Então, respondendo aos leitores e ouvintes que estranharam a falta de um post sobre o Festival de Cinema de Gramado, aqui está:  


Quando fui Secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, tive oportunidade de observá-lo com olhos que captaram o seu significado e contribuição para a cultura brasileira, enquanto evento fortalecedor da nossa produção cinematográfica, e gerador de desenvolvimento e de ações transformadoras da realidade.
O formato do Festival, sua procura e seu prestigio, muitas vezes, mudam a cada edição, assim como categorias premiadas, critérios, homenageados, e logicamente a safra de filmes exibidos.
Há filmes que saem do festival com uma carreira comercial definida, outros vão ganhar o mundo.
O importante é que o balanço de cada ano aponte para conclusões positivas ou para possíveis melhorias nos diferentes aspectos que devem ser analisados, dentro do que já foi conquistado.
Creio que no momento em que a tradição é reconhecida, muito devemos fazer para mantê-la.
Ao meu ver, o Governo do Estado e a Secretária de Estado da Cultura apostam nisso, depositando comprometimento para a realização deste que é um “patrimônio cultural” dos gaúchos.
Destaco a importância da participação da cidade e seu entorno como roteiro de apresentação da programação, demonstrando a inclusão e o maior alcance do festival.
Também o papel do Gramado Cine Vídeo, que mostra o trabalho de uma gurizada nova, que tem, junto á vitrine do Festival de Cinema, espaço para dali em diante, quem sabe, conseguir apoio para suas carreiras,garantindo a continuidade do cinema brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.