quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sessão Solene na Câmara


O segundo evento, foi na terça-feira, a homenagem que a Câmara de Vereadores de Porto Alegre prestou ao advogado Antônio Augusto Meyer dos Santos.
O evento me fez um grande bem, começando que tenho uma ligação muito forte com aquela casa de onde sou oriunda.
Foi lá que comecei a minha vida política e onde fui funcionária por doze anos.
Comecei pelo primeiro dos cargos: assessora  da assessora, depois, assessora de imprensa, assessora parlamentar, jornalista e Chefe de Gabinete.
Saí para concorrer a vereadora e ocupando uma cadeira, atuei por três anos como parlamentar.
Só deixei a Câmara Municipal porque fui convocada pelo meu partido a ocupar  a chapa majoritária como candidata ao Senado Federal.
Alguns políticos importantes foram convidados como Jair Soares e Otomar Vivian.
Mas o foco era em uma mulher que tivesse a cara de Porto Alegre e eu aceitei o convite  e a missão, que cumpri na íntegra para surpresa  dos caciques progressistas que jamais pensaram que eu fosse fazer 854.700 votos em apenas três meses de campanha, sem nunca ter viajado pelo interior do Rio Grande do Sul.
Para mim, foi facílimo pedir votos para Francisco Turra, um homem público íntegro e comprometido, com a boa  política.
Quem me dera o Turra voltasse a vida pública!
Ele, sem dúvida, seria o melhor governador para  esse  Rio Grande. 
Voltando a Câmara Municipal, conheço todas as pessoas, desde os porteiros até os vereadores e o presidente do legislativo municipal.
Sempre que vou lá, por conta da amizade com as pessoas, demoro cerca de trinta minutos  para chegar no local pretendido.
Falo com todos e a conversa as vezes vai longe, porque eles querem saber o que ando fazendo e qual são os meus planos, assim como também eu quero saber noticias do pessoal.
Na ocasião da homenagem, o plenário estava completamente cheio - não me lembro de ter visto tantas pessoas e das mais variadas áreas numa sessão solene.
O mundo jurídico foi em peso.
Haviam juizes, desembargadores, advogados, promotores, jornalistas e muitos políticos municipais, estaduais e federais.
Conversei com o pai do Antônio Augusto, que tem o mesmo  nome e é comunicador de um programa esportivo, onde o Grêmio reina absoluto.
Falei com a Adriana, sua esposa, que estava linda com um novo corte e uma nova cor de cabelo e com os filhos, Júlia e João Pedro, uma dupla muito educada e amorosa que eu gosto demais.
Encontrei o desembargador aposentado Guilherme Englert, que contou me escutar no programa "Pampa Bom Dia".
Ele, que é um cavalheiro de dar gosto de conversar, fez um comentário muito engraçado:  "Mônica, tenho te escutado de manhã cedo e esses dias gostei de ver, quando tentavas terminar um raciocínio e os outros falavam junto, tu te impôs com firmeza".
Os pronunciamentos dos vereadores exaltaram a competência e dedicação do Antônio Augusto.
Muitos contaram algumas passagens marcantes da vida dele.
A presidente dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Maria Cecilia Khoter - mãe da Maria Beatriz, que foi a diretora do IPHAE quando fui Secretária da Cultura - fez um discurso muito interessante, gostei!
O agradecimento do homenageado foi de pura emoção.
Com o coração em festa ele não escondia a felicidade que sentia por aquele momento.
Eu, por minha vez, fiquei contente por ter prestigiado um amigo querido e saí cacifada do evento, pois não é que o vereador Nedel do PP ao fazer sua manifestação surpreendeu a todos com:  " Antônio Augusto, nosso homenageado, estou aqui em nome do líder da minha bancada, o vereador João Dib, do vereador Beto Moesch e da ex vereadora e Secretária da Cultura, Mônica Leal que no ano que vem estará nesta casa como parlamentar"
Todo mundo riu e muitos vieram falar comigo para dizer que estavam de acordo.
Foi uma bela cerimônia!


Em tempo: recebi do amigo Antônio Augusto essa mensagem, que faço questão de publicar e que demonstra o significado, para mim também, do evento ocorrido na  Câmara de Vereadores.

Mônica

Meu muuuuuuito obrigado, em todos os idiomas e dialetos possiveis, pela tua amável presença e prestigio lá na Câmara Municipal.
Uma noite de inverno, fria, com chuva e tu lá, junto naquele momento tão importante para mim e para o pai.
Sou um cara de sorte em te ter como AMIGA de fé, de palavra, de parceria.
E foste lançada para 2012...Todos ouviram!!!!
Mônica em ação,teremos a solução!!!
OBRIGADO!
Um beijo neste coração imenso.

Antônio Augusto 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.