sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Curtas e Boas

Bons ventos sopram em solo gaúcho! Na terça-feira pela manhã estive no Palácio Piratini para acompanhar a reunião do Governador Tarso Genro com empresários gaúchos na presença do Presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, do Secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik e do Miguel Rossetto, ex-ministro e vice- governador do RS e atual Presidente da Biocombustível. Tenho muito interesse pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Fiquei impressionada com o pronunciamento objetivo e transparente do presidente da estatal. Ele disse que falta cultura para promover o encontro entre a indústria local e o ramo do petróleo. A carência de mão de obra e de cultura empresarial são as maiores barreiras para empresas gaúchas deixarem uma marca de apenas 2,5% dos fornecedores da maior companhia nacional e uma das maiores petrolíferas do mundo. A meta é chegar a 10% até 2014. Para modificar esse quadro, o Governo do Estado e dirigentes da  Petrobrás ajustaram ações, mas Gabrielli avisou que não haverá favorecimentos e que a disputa ocorre em preços de mercado. O presidente registrou que a estatal tem sérias dificuldades para preencher vagas no programa de profissionais e defendeu uma campanha para recrutar interessados no Estado. O Governador Tarso, que foi o anfitrião do evento, sugeriu um pacote de iniciativas que incluem recursos para desenvolver tecnologias e um programa especial para o setor.Tarso disse ainda que o pólo naval será prioridade e vai promover  treinamento de mão de obra. Meu comentário sobre o que escutei: cada vez mais me convenço que um dos graves problemas do Brasil é a falta de capacitação das pessoas que buscam empregos. Outra coisa que me chamou atenção foi o jeito operacional do governador. Pelo jeito, com ele não tem frescura. Não é que lá pelas tantas quando a reunião abriu para perguntas dos empresários, ele mesmo agilizou que o microfone chegasse nas mãos daqueles que apontavam o dedo para falar? Ah, também teve um lance curioso: o Tarso, vendo que as perguntas poderiam ser intermináveis, pegou o microfone e falou: "Então, para finalizar, mais duas ou três perguntas, aqui e ali" - apontando para as pessoas que estavam com a mão levantada e fez sinal para um assessor levar um microfone sem fio.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Jantei no Atelier das Massas, que fica no centro da capital, na Rua Riachuelo, 1482. Tem muitos anos que freqüento esse restaurante, então, quando chego sou tão bem recebida que me sinto em casa. Os proprietários sempre foram fieis torcedores da minha caminhada política. Acompanham o meu trabalho e eu o deles. O restaurante tem a melhor gastronomia italiana que conheço e olha que já viajei bastante! Sou uma apaixonada pela comida italiana. Quer me deixar contente é me levar numa boa cantina e melhor ainda se tiver tocando música italiana. Na entrada, degustei queijos, pães, patês e tomates secos com um vinho chileno recomendado pelo garçom – nunca lembro dos nomes dos vinhos - e depois saboreei um talharim com cubos de carne que estava "dos deuses". Tinha muita gente, aliás bem comum isso no Atelier das Massas, pois os gaúchos tem faro para a boa comida. Encontrei o Prefeito José Fortunati e a Regina sua esposa, falei rapidamente com eles, pois penso que ali o objetivo de todos é sempre jantar em paz.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Ontem, participei de um programa na rádio Pampa que aprecio demais. O âncora é o jornalista Armando Burd. É impressionante a audiência que ele tem. Quando terminou o programa, eu liguei o celular e começou a entrar tantos torpedos e e-mails de gente que tinha escutado o programa, que demorei a ir embora do estacionamento da rede Pampa de Comunicações. Conheço o Burd há muito tempo e já perdi a conta dos anos que somos amigos e colegas de profissão. O Burd é um jornalista diferenciado. Ele tem credibilidade e é formador de opinião.Tem o poder de pegar uma informação técnica e transformá-la na coisa mais simples do mundo. Faz rádio como se estivesse na sala da sua casa. É um analista político talentoso. Não conheço ninguém que não o respeite e admire pelo seu vasto conhecimento político e jeito educadíssimo. O programa foi maravilhoso. Das 12h às13h, ficamos debatendo assuntos de interesse da sociedade. Participaram também o sociólogo Edu Colvara e Carlos Marchionatti, que é desembargador, membro da Associação dos Magistrados do Brasil e já foi também Presidente da AJURIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.