domingo, 27 de junho de 2010

Pela Serra...

Reforçando vínculos
 
Essa semana, andei de novo pelo interior do Rio Grande do Sul. Dessa vez eu fui para a serra e fazia um frio danado.Voltei a Farroupilha para uma reunião com o meu amigo Nestor Zanonato. Havia marcado de conhecer algumas pessoas do círculo de amizades do Nestor. Logo que cheguei, fui à Câmara Municipal para encontrá-lo e, lá, tive a oportunidade de conhecer o gabinete dele, que é o Secretário da Agricultura de Farroupilha. Fui surpreendida ao ver fotos minhas e do Turra por toda a bancada do imponente armário que decora o local. Fiquei feliz e honrada por essa demonstração de amizade que o Presidente do PP de Farroupilha tem por mim e pela história do nosso partido.  

 Surpresa e contente com as fotos que encontrei na sala do Secretário de Agricultura de Farroupilha

Agroshow em Nova Petrópolis

Saí de Farroupilha e fui para Nova Petrópolis acompanhar a abertura do Agroshow que é um grande evento da agricultura familiar no Brasil. Sempre que tenho oportunidade vou nas feiras, que para mim são um retrato da terra gaúcha. Esse meu interesse pelo setor primário aconteceu depois que  passei a viajar pelo interior do Rio Grande do Sul e conheci a diversidade do trabalho e da vida dos agricultores e pecuaristas. As pessoas da cidade desconhecem a realidade desses homens e mulheres que dão um duro danado para colocar alimentos na nossa mesa. E me atrevo a dizer que a maioria dos governantes, talvez por serem urbanos, fazem política de gabinete para esse setor, pois do contrário, não estaria enfrentando tantas dificuldades e problemas como a renegociação das dívidas, falta de renda e questões ambientais. Me interesso e quero muito apreender sobre o primeiro setor para poder brigar por ele.
Logo na chegada em Nova Petrópolis eu encontrei com o Osmar, que é capataz campeiro e fazia uma saborosa costela no fogo de chão acompanhada de um carreteiro. Eu, muito curiosa quis saber tudo daquela especialidade gaúcha. Ele me contou que a costela fazia mais de 6 horas que estava ali, assando. No meio do caminho, entre uma descoberta e outra, fiquei impressionada com a estufa de produtos hortigranjeiros, com a beleza do alface, do repolho e principalmente me chamou a atenção a forma disciplinada como eles plantam e se organizam. Eu, que gosto de animais cheguei perto das vacas leiteiras, acariciei-as e deu para ver que são muito dóceis. Pude constatar o avanço da tecnologia para trabalhar no campo e o quanto isso é importante, mesmo acreditando que o amor pelo campo é que garante a qualidade dos produtos. Havia uma exposição com enorme variedade de máquinas e equipamentos agrícolas de última geração. Minha nossa! Tem máquina para arar, plantar e até para tirar leite da vaca - inclusive, nesta, fiz uma aula. Escutei uma palestra sobre dinâmicas de leite e sanidade animal, entrei na sala de ordenha, pastagem, floricultura, fruticultura e fui também na exposição de pequenos animais. Assisti, também, uma bandinha tocando músicas alemãs, mostrando essa bela cultura. Provei iogurtes e sucos da marca Piá e tive uma surpresa quando soube que a moça que me servia chama-se Martina, o nome da minha neta, e é claro que ali já me derreti toda e conversei demoradamente com ela.
A abertura do evento contou com duas mulheres que deram um verdadeiro show, uma no violão cantando e tocando e a outra entoando o Hino do Brasil e a música do Leonardo, "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor".
Conversei com o presidente do partido, que é um cidadão muito símpatico e envolvido com o primeiro setor. Encontrei meus colegas de profissão, o Osíris Marins e o Afonso Ritter da rádio Bandeirantes e conversamos um bom tempo sobre o Jornal Gente, que eu acho maravilhoso. 
Com o gado leiteiro 
  Apreendendo a culinária gaúcha com o capataz campeiro
Hortifruti Granjeiros em ambiente protegido 
Na exposição de máquinas e equipamentos agrícolas 
Aprendendo o manejo da ordenha 
A bandinha Alemã
Muito bem recebida no balcão do Iogurte Piá por Vitório Gasparetto e Martina Spier
Uma belíssima voz feminina canta a música "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor"
Cerimonial impecável
De duas a três horas é o tempo que se leva para fazer um cesto
Uma panorâmica do evento

Igrejinha e Nova Hartz

Na sexta-feira eu fui a Igrejinha, pois tinha encontros políticos muito importantes com lideranças progressistas, com o presidente do partido, vereadores, enfim, com pessoas que fazem a história do nosso partido no RS. Sai de lá preocupada porque eles não vão poder estar presentes na Convenção do PP, na próxima segunda-feira, pois é dia de sessão plenário nos municípios do estado e como a grande maioria dos líderes é vereador e presidente das câmaras, eu acredito que nós teremos uma expressiva lacuna, uma ausência dessas pessoas. Lastimei muito, mas o importante  é qu foi possível o encontro, em que a nossa conversa que girou em torno das próximas eleições.
Com lideranças progressistas
Nossa reunião

Depois dali, fui para Nova Hartz, onde tomei um belo chimarrão em companhia de progressistas e foi muito interessante, pois encontrei um amigo do meu pai. Fiquei sabendo que eles tinham se empenhando muito para a minha campanha no Senado, então confraternizamos, tiramos fotos, conversei com as mulheres progressistas, que trabalham bastante ali. O engraçado é que o presidente do PP, Claudiomiro, que é uma pessoa muito bem humorada e espirituosa, me contou algumas coisas bem curiosas. Ele disse que Nova Hartz é uma cidade que tem, de fato, Cacique para seus índios, pois tem um progressista, que é o ex-Presidente do PP, com esse sobrenome, assim como também tem Jesus, pois a candidata a vereadora se chama Jesus. Então eles tem Cacique e tem Jesus! Eles estão bem comandados e bem protegidos! Outra frase do Presidente bem interessante: "Quem fala a verdade não merece castigo". E o ponto alto foi quando ele disse que o Brasil, e o mundo, está vivendo a "mulherização". Ele se refere a grande participação das mulheres no mercado de trabalho e agora na política.
Peguei a estrada tarde e com chuva.Cheguei em casa cansada, porém satisfeita com mais esse roteiro maravilhoso que fiz nesses últimos dias. Esse final de semana estou em Porto Alegre para festejar o aniversário do meu pai, descansar e aquecer as baterias para a Convenção do PP que acontecerá na segunda-feira, às 17h.
Com as lideranças femininas do PP Jesus Silva e a vereadora Loreci 
Com o alto comando progressista de Nova Hartz
 Com o Presidente do PP local, Claudiomiro Farias, que é autor de frases bem interessantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.