segunda-feira, 14 de junho de 2010

Histórias do Interior

Conforme eu havia prometido, aqui está o relato sobre esse último roteiro que fiz pelo interior. Minha primeira visita foi à cidade de Casca, para acompanhar a nossa pré-candidata Ana Amélia Lemos, que fez uma palestra para lideranças da região. O local do encontro foi no CTG Laços da Amizade e foi promovido pela ACIC (Associação do Comércio e Indústria, Serviços e Agropecuária de Casca). O tema era o Desenvolvimento das Pequenas e Médias Cidades através do Agronegócio e o Papel da Mulher neste cenário. Eu fiquei impressionada com a quantidade de pessoas presentes que escutaram atentamente o que a Ana falava. Me arrisco a dizer que nem um pio foi dado!! O interessante é que tinham muitos estudantes assistindo - coisa boa isso, dos jovens utilizarem de forma produtiva o seu tempo, bem melhor do que ficarem por horas a fio na internet. Terminada a palestra, fomos a um jantar preparado pela executiva do partido progressista. Foi um encontro de amigos saudosos das caminhadas políticas. Sempre que estamos nos preparando para uma campanha eleitoral, encontramos parceiros da mesma causa, e isso é o nosso maior combustível para prosseguir na busca por um estado com melhores condições de vida para o seu povo. Muitas autoridades e lideranças políticas e empresariais estiveram confraternizando conosco e a conversa, claro, foi sobre o que se avizinha no cenário político. Também gostei que havia um número expressivo de mulheres,lideradas pela competente Presidente da MP, Carmem Dall Bello, que aliás, foram as responsáveis pela organização. Foi a dedicação dessa mulherada que resultou num dos maiores eventos do interior do Estado. Valeu!


Abertura e encerramento do evento foi como eu gosto: com o Hino Nacional e o hino do Rio Grande do Sul
 Jantar de confraternização com lideranças femininas progressistas
Ana Amélia e eu com a equipe de craques da gastronomia, eles foram responsáveis pelo jantar delicioso

SERAFINA CORRÊA

Saí do jantar em Casca e fui dormir em Serafina Corrêa, pois no dia seguinte, tive uma reunião com o Prefeito Ademir Presotto. A noite foi muito fria e quando cheguei no hotel constatei que estava sem sinal na internet, então a solução foi deixar e-mails e postagens do blog para depois. Enquanto eu aguardava o Prefeito, conheci uma figura muito querida e falante, o vigilante Artur. Aproveitei para conversar com ele que me contou um pouco do seu trabalho. São pessoas como ele, que trabalham na calada da noite é que nos dão segurança para dormir. O encontro na Prefeitura foi muito produtivo, pois tive a grata satisfação de saber que 50% do secretariado é feminino. Aproveitei a "bolinha picando" e disse ao prefeito que eu precisava viajar léguas de distância para ver as mulheres ocuparem secretarias importantes como, a do Planejamento, da Administração, da Educação e da Indústria, Comércio e Turismo. Isso é algo inédito na história política gaúcha, e pasmem, acontece em Serafina Corrêa, uma pequena cidade que está a frente do seu tempo. Lá pelas tantas, elogiei para o Prefeito o quadro que estava sob a sua mesa, que era o retrato de uma mulher muito bonita. Foi quando fiquei sabendo que a dona daquele rosto era Serafina Corrêa, que foi a esposa do 1° Intendente de Guaporé, Vespasiano Corrêa, o qual deu seu nome à cidade. Um pouco de história sempre é bom. Saindo da Prefeitura fui direto para a rádio Rosário AM, onde participei do programa Jornal do Meio Dia, apresentado pelo comunicador Frigo, que é uma pessoa bem humorada e super atualizada.
Com o Prefeito Ademir Presotto, as secretárias do município e o quadro de Serafina Corrêa ao fundo
Eu e a secretária da Indústria, Comércio e Turismo Inelves Carnavalli
Eu e Frigo, comunicador da Rádio Rosário AM

MARAU


Essa terra me traz grandes lembranças. Foi lá que fiz a minha maior carreata como candidata ao Senado Federal. É a cidade de Francisco Turra, que foi candidato ao Governo Estadual, em 2006.Vocês podem imaginar o que foi a nossa campanha em Marau. O Turra é o cidadão mais bem quisto e respeitado daquela região. Eu tenho muito orgulho de ter feito parte da chapa majoritária em que ele era o candidato principal. Aliás, cabe aqui dizer que um dos motivos que me fez aceitar a convocação que recebi, na época, para ser candidata ao Senado, foi porque ele é um homem integro e leal. Logo que cheguei, fui para à rádio Alvorada, pois o comunicador Ronaldo já me aguardava e, como filha de bom soldado, sou disciplinada nos horários. A entrevista foi maravilhosa, fiz uma retrospectiva da minha vida política e pude, assim, relembrar fatos importantes que ficaram guardados de maneira muito especial no meu coração. Despedidas feitas, fui para a Câmara Municipal me reunir com a executiva e vereadores do partido. Fui conduzida pelo filho do Turra, Márcio, até a sala da bancada progressista onde me receberam com uma saudação calorosa: "Essa é a nossa Anita"! Tomamos um gostoso chimarrão e a conversa fluiu solta e saudosa. Nesse encontro estavam presentes o Assessor do PP, Luiz Carlos Reveilleau, a Presidente e vereadora Elisabete Alban, o vereador Lencaster Foresti, o vereador Jandir Machado, o Presidente da Juventude, Felipe e o vice-presidente Lorileno Reveilleau. O jornal Correio Marauense, a Folha Regional e a Revista Graffos registraram o nosso encontro. O vereador Lencaster foi quem ligou para o Jozimar Poli, autor dessa frase acima, avisando que a "Anita" estava na cidade e eu aproveitei para matar a saudade desse amigo querido.
Na sala da bancada  progressista uma foto do meu grande amigo Francisco Turra
Com o vereador Lencaster Foresti, o vereador Jandir Machado, Márcio Turra, a vereadora Elisabete Alban e o assessor do PP, Luiz Carlos Reveilleau
 Com o Felipe, Presidente da Juventude Progressista, Lorileno Reveilleau, Vice-Presidente do partido, a vereadora 
Elisabete Alban
 e o vereador Jandir Machado
Com Márcio Turra que é um importante médico da região,recordamos a campanha de 2006


LAGOA VERMELHA

Eu sou mesmo apaixonada pelo meu Rio Grande do Sul. Começa que é impressionante a beleza da sua natureza e não me canso de ver seus campos verdes e o gado espalhado por eles. Garanto que, em nenhum lugar do mundo tem tamanha riqueza natural. E tem gente que sai do Rio Grande para apreciar outras belezas. Ora, é só fazer um roteiro por terras gaúchas para mudar de ideia. Almoçamos no restaurante do casal Silvestrini, que, por sinal, são uns amores de pessoas e se tornaram meus amigos. Prometi, na próxima ida, retornar ao local, que tem uma comida maravilhosa. Pedi um refrigerante e me levaram uma guaraná numa garrafa diferente que eu nunca tinha visto. Mais uma vez, estou aqui confessando a vocês que é mesmo preciso ir ao interior para conhecer raridades. Na primeira hora da tarde fui para a Câmara dos Vereadores encontrar lideranças progressistas. Enquanto aguardava o presidente do partido, tive uma aula de cultura local com o vereador Leonardo, que me contou que o prefeito Abelardo Naco, em 1956, importou as árvores para a Praça Marechal Deodoro, que fica em frente a Câmara. Eu, muito curiosa, quis saber que árvores eram essas, e ele sabia o nome de todas: carvalho, sipestre e palmeira real. Essa praça está em obras e ela se difere pela sua forma larga, dividindo a avenida e só existe igual no Recife. Quando o presidente do partido chegou, conversamos longamente sobre as próximas eleições e pude constatar a organização progressista local. Eu quis falar com meu grande amigo Hélio Moreira e soube que estava em casa comandando uma reforma. Então, eu fui até ele e foi um encontro maravilhoso, pois conversamos e tomamos um bom chimarrão. O Hélio é da época do meu pai, do Jarbas Lima, do Jair Soares e do Hugo Mardini, grande ícones da política gaúcha. 
Com meus novos e queridos amigos, o casal Terezinha e Alexandre Silvestrini, proprietários do restaurante que almocei e prometi voltar
É preciso ir ao interior para conhecer raridades
Uma panorâmica da reforma da Praça Marechal Deodoro
Conversando com presidente do partido Luiz Kramer e o vereador Leonardo Dutra
Visitei meu amigo Hélio Moreira acompanhada do vereador Leonardo Dutra


MUITOS CAPÕES

Essa cidade faz parte da história da minha vida política de uma maneira muito interessante, pois fui conhecê-la num momento muito peculiar e de muitas necessidades: assim que ocorreu o tornado que assolou aquela terra. Mara Barcellos, que era a prefeita na época, e ainda é hoje, é uma brava guerreira que reergueu Muitos Capões e a vida de muitos de seus 2.969 habitantes atingidos. Na conversa que tivemos, recebi o pedido para comparecer na inauguração da nova sede do partido, o que me entusiasmou muito, visto que  aquele pessoal é muito lutador. Quero ir sim!!!! 
 Com a Prefeita Mara Barcellos e a vereadora Eliane Silva


Amanhã vou postar sobre as três cidades que visitei no roteiro da semana passada: São Marcos, Gramado e Canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.