segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Nossos monumentos precisam de cuidado permanente

Registro do dia de mutirão para a limpeza do belíssimo e significativo monumento a Giuseppe e Anita Garibaldi na Praça Garibaldi, em Porto Alegre. Este é o ano das comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi e no dia 08, dentro da programação, haverá um ato de homenagem à data na Praça. Foi preciso uma movimentação emergencial com instalação de lixeiras, pintura dos bancos, brinquedos e meio fio, roçada e varrição, além da limpeza do monumento, que é responsabilidade da secretaria Municipal de Cultura e sua Diretoria de Patrimônio - a última ação efetiva foi realizada em 2015. A escultura em questão é um exemplar de mármore carrara feito em Florença, na Itália, em 1908, e inaugurada em 20 de setembro de 1913, por encomenda da comunidade italiana do Rio Grande do Sul e dedicado ao povo rio-grandense que a acolheu.
Toda e qualquer iniciativa que promova a manutenção do nosso patrimônio histórico e cultural, que coíba o vandalismo, é importante, deve ser uma prática permanente dos governos nas diferentes esferas.
Como vereadora da Capital, tenho uma caminhada ligada ao combate à pichação, como a indicação do serviço Disque-Pichação 153, em 2006, e projetos de lei , como o que propôs a elevação do valor das multas para os atos de pichação, em 2017, e baseou a definição dos valores da Lei Antivandalismo do governo municipal, sancionada em 2018.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.