quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Carris: mudança necessária!

Acaba de ser aprovado no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal o PL do Executivo que autoriza a desestatização da Economia Mista Companhia Carris Porto-alegrense – CARRIS.
Foram 23 votos a favor e 13 contrários.
Essa medida que buscou o governo municipal e que foi hoje entendida pela maioria dos vereadores, versa diretamente sobre o lado financeiro da existência da empresa, que reflete em cheio na economia do município. Somente em 2020, a prefeitura aportou 66,6 milhões de reais na Carris para cobrir os prejuízos da companhia. Foram quase 500 milhões em 10 anos.
Somos a única capital brasileira a ter uma empresa pública de transporte coletivo, e o seu custo é 21% maior do que de outras empresas de ônibus. Hoje, 30% dos passageiros não pagam a tarifa e isto também está sendo revisto. O conjunto de pontos analisados e que basearam o projeto do Executivo, além do equilíbrio das contas, toca nas isenções e no saneamento do passivo trabalhista, que se aproxima dos 30 milhões, entre outros itens que juntos trataram de analisar a parcela da Carris na crise do transporte público municipal. 
É importante se saber que independente da desestatização, a população seguirá sendo atendida sem nenhum prejuízo. A Carris não irá acabar, mas se remodelar a um outro tipo de administração. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.