Projetos

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Parlamentares preparam campanha Mais Mulheres na Política - Notícia do site da Câmara Municipal de Porto Alegre

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (4/5), no Salão Nobre Dilamar Machado da Câmara Municipal de Porto Alegre, diversas parlamentares gaúchas deram início às articulações da campanha Mais Mulheres na Política. Únicas representantes do sexo feminino da bancada gaúcha no Congresso Nacional, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e a deputada federal Maria do Rosário (PT) querem promover um grande ato público estadual, no dia 25 de maio, na Capital.
A campanha busca unir forças pela aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição: a PEC 23/2015, que garante 30% de mulheres no Poder Legislativo, e a PEC 24/2015, que torna obrigatória a pluralidade de gênero quando da renovação de dois terços do Senado. “Em toda a História, tivemos pouco mais de 170 parlamentares, o que representa cerca de 30% do total de uma única legislatura. Isso demonstra a baixa participação feminina no Congresso”, lembrou Rosário. “As mulheres representam mais da metade do eleitorado. Entretanto, a representação feminina no Congresso não chega a 10%”, complementou Ana Amélia.
Para mudar esta realidade, a Bancada Feminina no Congresso quer estimular a participação de mais mulheres na política partidária por meio de uma campanha nacional. Em âmbito regional, a intenção é incentivar que se criem Procuradorias da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado e nas Câmaras Municipais. A deputada estadual Stela Farias e a vereadora Sofia Cavedon (ambas do PT), da Capital, protocolaram projetos de resolução para criar esse órgão independente que terá a função promover a participação mais efetiva das parlamentares, além de acompanhar e encaminhar denúncias de violência e discriminação; fiscalizar a execução de programas de promoção da igualdade de gênero, autonomia, empoderamento e enfrentamento da violência.
"Reunimos na Câmara as principais lideranças femininas do Estado. Essa luta das mulheres é muito importante para que elas possam participar, não só dos parlamentos e da política, mas da democracia em nosso país como um todo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT).
Também participaram da reunião a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB), a vice-prefeita de Canoas, Bete Colombo, e as vereadoras Jussara Cony (PCdoB), Lourdes Sprenger (PMDB), Mônica Leal (PP) e Séfora Mota (PRB).

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
 
Presidente da Câmara, Mauro Pinheiro, ressaltou importância da iniciativa
Foto: Thalles Campos




Nenhum comentário:

Postar um comentário