sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Rio Grande e seu encanto

Gostei da visita que fiz à cidade de Rio Grande. Fui acompanhada da diretora do Museu Antropológico e Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Simone Monteiro, que é filha daquela terra. Quando cheguei, logo me senti em casa e claro que ela tem grande participação nessa sensação. A acolhida afetuosa e a disponibilidade das pessoas que me receberam foi o ponto alto daquele município que é merecidamente reconhecido como um berço cultural. A grande novidade nessa viagem ficou por conta da minha cicerone que tem amigos muito queridos que eu tive o privilégio de conhecer. Simone, além ser uma profissional muito competente, é uma mulher admirável, jovem, bonita e sempre bem humorada, capitaneia seu lar sozinha. Ela cuida da filha e da neta com verdadeira dedicação.
Nessa foto de um evento no município, Simone e eu estamos com o oceanólogo Lauro Barcellos, Diretor do Complexo de Museus da Universidade do Rio Grande (FURG) que abrange o Museu Oceanográfico, Museu Antártico, Eco-Museu da Ilha da Pólvora, Museu Náutico e também do CCMAR que é o centro de Meninos do Mar que faz um trabalho educativo, de capacitação e de integração com meninos carentes. Fiquei impressionada com o trabalho do Lauro frente ao Museu Oceanográfico que é bastante reconhecido pelas pesquisas que desenvolve e também pelo trabalho de salvamento de animais marinhos, quando acontece derramamento de petróleo ou outros óleos. A equipe da instituição costuma ser chamada pela Petrobrás e orgãos internacionais, também quando estes animais (pinguins, leões marinhos, etc) se perdem ou são agredidos por pescadores eles realizam todo um trabalho de recuperação para depois devolverem os animais ao mar.


Com o Oceanólogo Lauro Barcellos - Diretor do Museu Oceanográfico da Universidade do Rio Grande - e a Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Simone Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.