segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rua da Cidadania em Santiago

Nesse sábado, estive na cidade de Santiago para participar da décima edição da Rua da Cidadania, um projeto que tem como objetivo promover a cidadania e fazer uma prestação de serviços de forma mais dinâmica, que possa atuar como indutora de parcerias entre os órgãos do setor público. Esse projeto é comandado por Tarsila Crusius, Coordenadora do Comitê de Ação Solidária do Governo Yeda Crusius. Esta Rua da Cidadania vai ficar na história, pois Santiago soube aproveitar muito bem esta maneira revolucionária de ofertar serviços à população, participando com um público muito expressivo. Fiquei maravilhada com o que vi e quero dar o meu depoimento isento, de quem participou pela primeira vez da Rua da Cidadania. Até então eu não tinha conseguido compatibilizar a minha agenda de eventos da Secretaria da Cultura, quando muitos deles acontecem no interior e nos finais de semana, como as ações do Comitê de Ação Solidária do Governo, entretanto a equipe da minha secretaria, sempre esteve presente, promovendo muitas atividades artísticas e culturais (trabalhamos apoiando as prefeituras a fim de promover os talentos locais em apresentações de teatro, dança, shows musicais, bandas escolares e declamação.
As manifestações culturais são apresentadas geralmente em um tablado de 6x6 metros no meio da rua, ou seja, ganhando um lugar de destaque para que as pessoas possam logo identificar). Das 9h às 17h na rua em volta da Praça Moisés Viana, no centro da cidade, muitas bancas e barracas funcionaram sem parar, atendendo 10 mil pessoas que buscaram serviços nas mais variadas áreas, desde saúde, educação, segurança, confecção de documentação e também entretenimento. Com isso juntou muita gente que assistiu e aplaudiu com muito entusiasmo as apresentações culturais. A idéia era criar um ambiente descontraído e alegre entre os artistas e a público. Mas, como foi além das nossas expectativas, acabou que a platéia interagiu o tempo todo, criando uma completa sintonia com os artistas, e demonstrando um silêncio respeitoso nos momentos em que os grupos se posicionavam no palco a cada início de apresentação. Eu fiquei impressionada com a competência e bom humor dos 150 servidores do Governo do Estado e das autoridades municipais e estaduais atuando o tempo todo a serviço do povo durante oito horas seguidas e debaixo de um sol fortíssimo.
O Prefeito Julio Ruivo e o Vice Prefeito Antônio Carlos Cardoso Gomes, participaram ativamente do inicio ao final da Rua da Cidadania. A primeira dama de Santiago funcionou como uma verdadeira operária, assim como a secretária de educação e cultura e tantos outros envolvidos no projeto. A sintonia entre governo municipal e estadual foi total. Reparei que ali havia um único objetivo: atender o cidadão necessitado de coisas que são básicas, mas que para muitos é difícil e complicado ter acesso. Eu confesso que são ações como esta, que atendem diretamente a população, que me fazem acreditar que existe a boa política. Santiago recebeu a Rua da Cidadania, demonstrando mais uma vez seu perfil de município com grande vocação para alavancar o desenvolvimento e manter nosso Estado em um bom nível de qualidade de vida, de auto-estima, de educação e de perspectivas de um futuro melhor. Em meio ao trabalho, tive mais momentos gratificantes, quando recebi algumas manifestações de carinho e admiração pelo meu trabalho. Um deles foi esse: devido à rápida subida de temperatura, depois de uma manhã fria, chegou uma hora em que eu precisava um local para trocar de roupa, e o jornalista Rafael Nemitz, que fez questão de me ciceronear, me indicou o Hotel Viero, que era pertinho. Prontamente, a filha do dono me mostrou o toilette.
Quando saí, e olha que não demorou quase nada, ela já tinha chamado toda a família para me conhecer e tirarmos fotos!! É mesmo muito bom estar em Santiago, onde ainda pude encontrar a Martha Marchioro e o Júlio Prates, ganhar a recepção afetuosa da direção do Colégio Medianeira, e de presente da irmã Gessy, uma reza de Santa Teresa Verzeri, também rever o pessoal da URI, da Policia Civil e da BM, me hospedar mais uma vez no Hotel São João, que fica na entrada da cidade e já é minha morada quando vou à Santiago, onde todos os funcionários me conhecem e se desdobram em cuidados para que a minha estada seja cada vez melhor, passar na Padaria da Rua 7 de Setembro, que é parada obrigatória para um café, que as gurias de lá preparam especialmente para mim e conhecer um restaurante com comida caseira e ótimo atendimento, que fica num shopping recém inaugurado, mas, confesso que me faltou tempo para ver toda a gente querida daquela terra. Assim que possível, voltarei.
No palco na hora da entrega do Kit esporte para as escolas.

Pedro, aluno do Colégio Medianeira, declamando uma poesia de autoria de seu avô.
Ele participa do projeto ambiental "Hora do Planeta".

No horário do almoço, uma pausa no trabalho para um momento importante: a filiação de Rafael Nemitz no PP.

Abonei a ficha de filiação do Rafael. Nessa foto o Presidente do PP de Santiago fez um bonito discurso.

Eu com o Prefeito de Jaguari, João Mario Cristofari, e Esposa – cidade que visitei e fui muito bem acolhida.

Eu e o grande Prefeito de Santiago, Julio Ruivo.

Eu com um grande amigo de meu pai, Caetano Felli.

Eu, Tarsila e Helio Silva da Costa do Grupo de escoteiros Toutinegra.

Eu com a Brigada Militar de Santiago.

Eu com o compositor e cantor da música que gosto muito, "Um Pito", Nenito Sarturi.

Eu com as aias que aguardavam o início do casamento coletivo.

Eu com grupo de estudantes que me pararam para tirar fotografia.

Com um casal dos casais de noivos do casamento coletivo.

Eu na padaria da rua 7 de setembro - Pão e Grão- Padaria Pão e Grão - com as atenciosas Luciana Colpo e Cristiane Damacena

Eu em uma sessão de filme sobre conscientização ambiental.

Eu com as alunas do Colégio Medianeira do projeto ambiental “Hora do Planeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.