sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O meu Natal em família

eu com meus irmãos João Paulo, Martha e Ângela

meus pais com as noras Cristina e Rose

agora só as mulheres da família

Alexandre (marido), Juliana (filha), Martina (neta), James (genro) e eu.

O Natal para a minha família é um verdadeiro ritual. Isso por conta da enorme dedicação da minha mãe, Dona Carmem Ibanez Leal, à família, à religião católica e ao espírito de Natal, o que faz ser essa, a mais importante data para reunir a família, e que se inicia pelo menos um mês antes, com reuniões que preparam o Presépio Vivo, composto pelos mais miúdos da família, que colocam as vestes de cada personagem, costuradas por ela!

Para minha mãe, o Natal impõe até regras – onde estivermos temos que voltar, para estarmos todos juntos, e olha que a família é bem grande. E pela importância que todos aprendemos a dar ao Natal, é com gratidão e doação que nos reunimos em torno dos patriarcas da família Leal.

Na noite de 24 de dezembro, depois da encenação do presépio pelos netos, os filhos, noras e genros, também participam cantando a Noite Feliz e, de mãos dadas, todos nós rezamos o Pai Nosso para agradecer a Deus por nos conceder a dádiva de manter a nossa família unida e com saúde.

E não pode faltar a figura do Papai Noel, que, junto com os presentes, puxa um saquinho vermelho que dentro tem vários bilhetinhos e lê as “recomendações” para aqueles que cometeram algumas falhas durante o ano, como nota baixa, briga com irmão, festas demais etc, e isso inclui os netos adultos também. Funciona como um puxão de orelhas de final de ano. Depois que o Papai Noel vai embora vem a hora do Amigo Secreto, que é sempre descontraída, com as características e peculiaridades de cada um sendo “expostas”, e onde acontecem declarações muito engraçadas que arrancam risos tanto dos adultos quanto das crianças. Ao final, a ceia.

Eu adoro o natal da minha família e não perco por nada nesse mundo. Sou uma mulher muito feliz por ter meus pais com saúde desfrutando das nossas vidas e das vidas dos meus filhos. Para mim, este ano teve um clima ainda mais especial, pois foi o primeiro natal da minha primeira neta, a Martina, e eu projeto que, em breve, ela estará também sendo ensinada e apresentada pela bisavó Carmem ao verdadeiro espírito de Natal, e desejo que possa cultivar isso dentro dela, assim como eu e a mãe dela, minha filha Juliana.

Papai Noel com a Martina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.